Categorias: Juruá

Barbary participa de ações voltadas à cidadania e à valorização cultural em Mâncio Lima

Por
Da redação ac24horas

O deputado Zezinho Barbary (PP) esteve neste fim de semana em Mâncio Lima (AC), onde cumpriu uma intensa agenda voltada à promoção da cidadania e à valorização das culturas tradicionais. No domingo (20), o deputado federal participou da 30ª edição do Projeto Cidadão, promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), e também prestigiou o VII Festival Atsá Puyanawa, no território indígena da região.


Realizada em parceria com o Governo do Estado, a Prefeitura de Mâncio Lima e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a 30ª edição do Projeto Cidadão atendeu milhares de moradores da zona urbana e rural do município, com serviços gratuitos nas áreas de saúde, justiça, assistência social e documentação civil.


Barbary, na ocasião reforçou seu compromisso com iniciativas que promovam a dignidade e o acesso a direitos para quem mais precisa.
“Estar presente em ações como essa reforça nosso compromisso com políticas públicas que alcancem quem mais precisa e fortaleçam a inclusão social, a justiça e o respeito à dignidade humana. Garantiremos em nossas emendas desde ano, investimentos para continuidade dessa importante iniciativa”, afirmou.


Também como parte da agenda em Mâncio Lima, o deputado prestigiou o VII Festival Atsá. O evento é uma celebração da identidade, espiritualidade e tradição do povo Puyanawa, reunindo visitantes e lideranças indígenas em torno de apresentações culturais, danças, cantos, rituais e saberes ancestrais.


Durante sua participação nos rituais, Zezinho Barbary reafirmou seu apoio às causas indígenas e à preservação das culturas originárias.
“A cultura indígena é um patrimônio que precisamos valorizar e preservar cada vez mais. Os Puyanawas são um exemplo de força, sabedoria e contribuição para a história e o futuro do Acre. Nosso mandato segue firme comprometido com a causa indígena e com a defesa de seus direitos e territórios, viabilizando investimentos e garantido cada vez mais dignidade e cidadania aos nossos indígenas”declarou o parlamentar ressaltando dentros os investimentos garantidos aos puyanawas, recurso para construção de um sistema de abastecimento de água na terra indígena, já em fase de licitação pela Prefeitura.


O festival se estende até o dia 23 de julho e tem se consolidado como um espaço de valorização da diversidade cultural, de intercâmbio entre comunidades e de fortalecimento das raízes indígenas do Acre.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas