Foto: José Caminha/Secom
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) informou neste domingo, 20, que as taxas de ocupação nas unidades de terapia intensiva (UTIs) pediátricas da capital estão em 60%.
Segundo a pasta, a taxa de ocupação atual é de 60% e não 95%, como foi veiculado anteriormente.
De acordo com dados da Central Estadual de Regulação de Leitos, o Hospital da Criança (Hospital Infantil Iolanda Costa e Silva) conta, neste momento, com seis leitos de UTI pediátrica disponíveis, sendo quatro berços e duas camas. Já na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) pediátrica, há cinco vagas livres, também divididas entre berços e camas.
Outras unidades de referência em Rio Branco também apresentam disponibilidade:
Hospital Santa Juliana: uma vaga em UTI Neonatal e duas em UCI Neonatal;
Hospital da Criança: três berços disponíveis em enfermaria.
A Sesacre informou que o monitoramento dos leitos pediátricos e neonatais é realizado em tempo real, garantindo resposta rápida e continuidade no atendimento, inclusive diante dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças que, segundo a pasta, vêm apresentando tendência de queda.
A secretaria também reforçou a importância de que a população utilize as unidades básicas de saúde em casos de sintomas gripais leves, deixando as emergências para situações de maior gravidade. A medida contribui para o bom funcionamento da rede hospitalar.