Categorias: JuruáNotícias

Mais de 2 mil pessoas foram atendidas durante a 30ª Edição do Projeto Cidadão

Por
Da redação ac24horas

Evento contou com serviços em saúde, assistência social, orientação jurídica, regularização de documentos, distribuição de roupas e muito mais Nos dias 19 e 20 de julho, a Escola Padre Edson de Oliveira Dantas foi palco da 30ª edição do Projeto Cidadão, que reuniu mais de duas mil pessoas em busca de atendimento gratuito, digno e humanizado. Realizado em parceria entre a Prefeitura de Mâncio Lima, o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), o Ministério Público Estadual, a Defensoria Pública, o CEFRON/61º BIS, o Incra e o Governo do Estado, o evento celebrou os 30 anos de história do projeto, considerado um dos maiores mutirões de cidadania que a cidade já recebeu.



“Durante esses dois dias de evento, estamos oferecendo uma ampla gama de serviços à população, tanto urbana quanto rural. O nosso objetivo é proporcionar dignidade às pessoas, oferecendo atendimentos médicos, odontológicos, psicológicos, entrega de medicamentos, assistência social, orientação agrária, expedição de documentos, entre outros”, destacou o Prefeito Zé Luiz. “Essa é uma ação de cidadania e cuidado que mostra a força da união entre as instituições públicas”, finalizou.


Uma das ações mais simbólicas foi a entrega de 1 mil kits de roupas, totalizando 4 mil peças, por meio do programa Guarda-Roupa Social, do Governo do Estado. A ação contemplou homens e mulheres da zona urbana e rural, oferecendo roupas novas como forma de acolhimento e valorização da autoestima.



A presença da Defensoria Pública e o Ministério Público Estadual comemoraram a procuraram por seus serviços nos dois dias. Segundo o defensor Dr. Euclides César, foram mais de 30 atendimentos já nas primeiras horas do segundo dia.


“O fluxo tem sido intenso. A avaliação é extremamente positiva. Essa ação facilita o acesso da população ribeirinha, que muitas vezes encontra barreiras para chegar ao centro da cidade. Estamos atendendo demandas de retificação de registro de nascimento, ausência de nome de pais, avós, etnia, além de acordos de divórcio e outros direitos básicos. É essencial que esse tipo de ação se repita”, declarou o defensor.



A representante do TJAC, Isnailda, reforçou a importância do apoio local. “Primeiramente, eu quero agradecer o apoio que a Prefeitura nos deu, porque o Projeto Cidadão, sem o apoio do prefeito, não aconteceria, e esse apoio é fundamental para que a gente consiga trazer vários benefícios para a população. O sentimento que a gente tem é de gratidão, gratidão por estar proporcionando isso à população que mais precisa. Congregamos vários serviços num único local, reunindo vários parceiros extremamente importantes, o que facilita a vida das pessoas. É isso que queremos: levar dignidade, garantir direitos e promover o acesso às políticas públicas”, finalizou a Coordenadora Estadual do Projeto Cidadão.



O mutirão de saúde, coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o CEFRON Juruá/61º BIS e o TJAC, realizou mais de 500 procedimentos em dois dias. Entre os atendimentos estavam consultas médicas, ginecológicas, odontológicas, fisioterapêuticas, psicológicas, além de testes rápidos, vacinação e distribuição de medicamentos.
A secretária de Saúde, Rusie Paula, comemorou os resultados. “Foram muitos atendimentos e inovações, como a coleta de exames laboratoriais no próprio evento. Nossos serviços foram essenciais e muito bem avaliados pela população. Destaco ainda o sucesso da campanha de vacinação com atualização da caderneta vacinal e foco no combate ao sarampo.”


Os dados incluem:


• 100 atendimentos médicos pelo 61º BIS e Secretaria Municipal de Saúde
• 80 atendimentos odontológicos, incluindo limpeza, restauração, raspagem e extração
• Mais de 500 procedimentos em saúde como vacinação, testes rápidos, distribuição de preservativos
• 30 sessões de fisioterapia, com foco em reabilitação motora e neurológica
• 35 exames laboratoriais coletados no local


Cidadania em movimento


Após articulação da gestão municipal com o delegado-geral da Polícia Civil do Acre durante a realização do Projeto Cidadão, José Henrique Ferreira Maciel, o Instituto de Identificação passou a disponibilizar mais 100 atendimentos para a emissão da primeira via e da segunda via do Registro Geral à população em geral. Antes, o serviço estava restrito apenas às trabalhadoras rurais da reforma agrária. O diretor do Instituto, Júnior César, comemorou o resultado da parceria, destacando a importância da ampliação do acesso ao documento oficial como um passo significativo para a inclusão e cidadania.


O evento também disponibilizou serviços como:


• Emissão e atualização de RG para trabalhadoras rurais da reforma agraria
• Atendimento do TRE para biometria, regularização transferência de título eleitoral
• Atualização do Cadastro Único e Bolsa Família
• Ação do Ônibus Lilás da SEMULHER em parceria com a Coordenadoria Municipal de Politicas para as Mulheres
• Corte de cabelo e beleza com o Salão Solidário


Mais de 100 atendimentos foram realizados nestas áreas, reforçando a presença do Estado em todas as dimensões da cidadania.


A produtora rural Arlete Moura, da comunidade São Domingos, falou da emoção de estar em mais uma Edição do projeto: “Estou gostando demais. Maravilhoso! Já fui no guarda-roupa, na Defensoria ajeitar documento… está tudo muito bom!”
O também produtor rural Ermilson Vieira, do Ramal do 20, destacou a praticidade dos serviços: “Estou muito feliz de estar aqui. Trouxe minha esposa para consulta com o ginecologista, aproveitamos vários atendimentos. Isso evita a gente ter que sair para Cruzeiro do Sul. É muito importante.”


Presente no evento, o Deputado Federal Zezinho Barbary elogiou a organização e prometeu apoio: “São serviços que impactam diretamente na vida das pessoas mais humildes. Já me comprometi a destinar emenda para que o Projeto Cidadão continue chegando aos municípios que mais precisam. Parabéns à Prefeitura de Mâncio Lima e ao Tribunal de Justiça.”


A presença da OCA (Organização em Centros de Atendimento) na 30ª edição do Projeto Cidadão em Mâncio Lima reforçou o compromisso com a cidadania e o acesso facilitado aos serviços públicos. Durante o evento, a OCA ofereceu uma série de atendimentos essenciais à população, como consulta de processos, emissão de extrato de pagamento de benefícios, certidões, serviços relacionados à energia elétrica — incluindo fatura de 2ª via, consulta de débitos e alteração de endereço de entrega — além da atuação do Procon, com orientações sobre os direitos do consumidor. Essa participação foi fundamental para garantir praticidade, agilidade e informação aos cidadãos em um só local.


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas