Uma tentativa de furto a uma agência bancária do Sicredi, localizada no distrito de Vista Alegre do Abunã, na divisa entre o Acre e Rondônia, foi frustrada na noite de sexta-feira, 18, após ação rápida da Polícia Militar de Rondônia. Cinco homens, integrantes de uma facção criminosa, planejavam levar uma quantia ainda não divulgada da unidade bancária. Um deles foi preso em flagrante; os outros conseguiram fugir.
O grupo usava equipamentos sofisticados e chegou a abrir um buraco na parede da agência, arrombar a porta e se preparar para o acesso ao cofre. No entanto, a movimentação foi percebida por um morador que passava pelos fundos do prédio e achou suspeito o buraco na estrutura. O homem alertou uma equipe do 9º Batalhão da Polícia Militar, responsável pela segurança na região.
Com apoio de outras forças de segurança, a PM montou um cerco à agência. Cleiton S. Barbosa, de 29 anos, que fazia a vigilância do lado de fora para alertar os comparsas sobre a aproximação de viaturas, foi preso no local. Ele foi encaminhado à 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Extrema, onde deve responder por tentativa de furto qualificado e associação criminosa.
De acordo com informações repassadas pela polícia, os quatro suspeitos que conseguiram escapar são moradores da zona sul de Porto Velho. Acredita-se que o grupo possa ter fugido em direção a áreas rurais da região ou cruzado a fronteira em direção a Rio Branco (AC).
A polícia segue em diligência para localizar os envolvidos. Nenhum valor foi levado, e a ação criminosa foi contida antes que os suspeitos acessassem a área de segurança máxima do banco.
O caso será investigado pela Polícia Civil de Rondônia, que não descarta a participação de outros envolvidos no planejamento e apoio logístico à tentativa de furto.