Menu

Porto Velho realiza neste domingo eleição distrital histórica com participação popular

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Neste domingo (20), a Prefeitura de Porto Velho realiza a primeira eleição distrital com voto direto da população. A iniciativa marca um momento inédito de participação popular, permitindo que moradores de 13 distritos rurais e ribeirinhos escolham seus representantes locais.

Cada comunidade elegerá três nomes para compor uma lista tríplice. A partir dela, o prefeito Léo Moraes indicará o futuro administrador distrital. A posse está marcada para o dia 25 de julho.

Anúncio

A votação será realizada das 9h às 17h, em 19 locais distribuídos pelos distritos, com estrutura semelhante à de uma eleição oficial. Ao todo, 34.168 eleitores estão aptos a votar, desde que regularizaram a situação eleitoral até 20 de junho de 2025.

A eleição conta com apoio técnico e logístico da Justiça Eleitoral de Rondônia. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) forneceu 100 urnas eletrônicas — 79 para uso direto nas seções eleitorais e 21 de contingência — e capacitou 29 monitores para instrução dos mesários voluntários. A Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-RO também estará de plantão durante todo o fim de semana, prestando suporte técnico à operação, desde a montagem das seções até a emissão dos Boletins de Urna.

A totalização dos votos será feita pela Comissão Especial de Consulta Pública (CECP), instituída por meio do Decreto Municipal n° 21.027/2025.

Locais de votação por distrito:

• São Carlos e Reserva do Cuniã: Escola Municipal Henrique Dias

• Nova Aliança: Escola Municipal Maria Angélica Queiroz

• Calama e Papagaios: Escola Municipal Ana Adelaide

• Nazaré e Santa Catarina: Unidade de Saúde da Família Maria Nobre da Silva

• Demarcação: Escola Estadual João de Barros Gouveia

• Extrema e Aldeia Kawapu: Escola Municipal Jayme Peixoto de Alencar

• Vila da Penha: Escola Municipal Santa Júlia

• Abunã: Escola Estadual Marechal Cândido Rondon

• Fortaleza do Abunã: Escola Estadual Barão do Rio Branco

• Jaci-Paraná e adjacências: Escola Joaquim Vicente Rondon

• Nova Califórnia: Escola Municipal Maria Jacira Feitosa de Carvalho

• Nova Mutum Paraná: Escola Municipal Nossa Senhora de Nazaré

• Rio Pardo e Marco Azul: Escola Municipal Rio Pardo

• União Bandeirantes: Escolas César Freitas Cassol e 3 de Dezembro, além de duas associações nas Linhas 1 e 8

• Vista Alegre do Abunã: Escolas Maria Casaroto Abati e Professora Antônia Vieira Frota

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.