Menu

Major aposentado da PM é preso em operação da PF na Terra Yanomami

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (18), em Boa Vista (RR), o major aposentado da Polícia Militar Ney Raimundo Alvarez Sampaio, de 66 anos, suspeito de envolvimento com o fornecimento de armas e munições para garimpos ilegais na Terra Indígena Yanomami.


A ação faz parte da operação Bellum Aurum, que mira uma organização criminosa responsável pelo abastecimento de armamentos e outros insumos ao garimpo ilegal na região. Além do major, foram cumpridos mais um mandado de prisão e cinco de busca e apreensão. Ao todo, três pessoas foram presas — uma delas em flagrante por comércio ilegal de arma de fogo.


Ney Raimundo é apontado como o principal investigado. A prisão preventiva foi autorizada pelo juiz Renato Pereira Albuquerque, da 2ª Vara Criminal de Roraima.

Anúncio


Segundo a PF, o grupo criminoso negociava armas, munições e também fornecia apoio logístico, como envio de combustíveis, para atividades ilegais nos garimpos.


As investigações são um desdobramento da operação Munição Inflamável, deflagrada em março deste ano, na qual o major também foi alvo.


A defesa de Ney afirmou que o cliente “não cometeu qualquer ato ilícito”, que ainda não teve acesso integral ao inquérito, e que está analisando os elementos do processo para pedir a revogação da prisão.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress