Menu

Jorge Viana defende redução no número de parlamentares e critica desconexão do Congresso

Foto: frame/vídeo
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Em vídeo publicado neste sábado (19) em suas redes sociais, o presidente da ApexBrasil e ex-senador da República, Jorge Viana, voltou a defender uma pauta que considera urgente para o Brasil: a redução do número de parlamentares no Congresso Nacional.


Viana recordou que, durante seu mandato no Senado, apresentou um projeto de lei propondo mudanças estruturais na composição do Legislativo. A proposta previa a diminuição do número de senadores de três para dois por estado e, na Câmara dos Deputados, a redução de 513 para 385 cadeiras — o que resultaria em uma média de oito parlamentares por unidade da federação.


Segundo o ex-senador, a proposta teve ampla aceitação popular. “Foi o projeto com maior apelo popular na história do Congresso Nacional, com mais de 2 milhões de assinaturas em apoio”, destacou.

Publicidade


Crítica à atuação atual do Congresso

Procurado para detalhar o tema, Jorge Viana criticou o distanciamento do Congresso em relação às reais necessidades da população e à missão institucional dos parlamentares:


“Lamentavelmente, o atual Congresso está na contramão. Perdeu completamente a conexão com o mundo real e com a responsabilidade de ser congresista no Brasil. Hoje, muitos parlamentares seguem apenas as pautas que geram mais curtidas, mais engajamento, e esquecem que o Congresso é a instituição responsável por estruturar o país para o futuro e enfrentar os problemas do presente.”


O ex-senador também ressaltou que a proposta de redução não é uma crítica ao Parlamento, mas sim uma tentativa de valorizá-lo:


“Apresentei esse projeto em 2015. Não se trata de uma iniciativa contra o Congresso, mas de uma medida que valoriza a ação parlamentar. Os Estados Unidos, por exemplo, têm dois senadores por estado. Aqui, mantivemos um terceiro senador, resquício do regime autoritário, o chamado senador biônico. É fundamental resgatar o respeito da população pelo Congresso Nacional.”


Valorização do papel do Legislativo

Viana ainda fez uma analogia simbólica ao projeto arquitetônico da Praça dos Três Poderes, em Brasília, para destacar a importância do Legislativo:


“Não foi à toa que Lúcio Costa e Oscar Niemeyer projetaram o Congresso na parte frontal da Praça dos Três Poderes, com a Câmara e o Senado ocupando posição de destaque. O Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto foram colocados mais ao fundo, mais abaixo. Essa disposição revela a centralidade do Legislativo na vida democrática do país.”


Atualmente à frente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana tem utilizado suas redes sociais para estimular reflexões sobre reformas estruturais e o fortalecimento da democracia, defendendo maior eficiência e responsabilidade na gestão pública.


Assista ao vídeo:


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress