Em seu terceiro mandato como vereadora em Rio Branco, Elzinha Mendonça (Progressistas) foi questionada neste sábado, 19, sobre a possibilidade de disputar um cargo nas eleições de 2026. As declarações ocorreram durante o lançamento oficial da ExpoAcre 2025.
A edição comemorativa dos 50 anos da maior feira agropecuária e cultural do estado começa no dia 26 de julho, com a tradicional cavalgada e segue até o dia 3 de agosto, no Parque Wildy Viana, em Rio Branco (AC).
Sem bater o martelo, a parlamentar afirmou que não descarta a candidatura, mas enfatizou que o momento é de foco no trabalho, deixando claro que qualquer decisão será tomada em grupo, dentro de seu partido.
“Eu sou candidata a fazer um bom trabalho [disse aos risos]. Não, eu acho que a gente não tem que descartar, até porque nós somos políticos. Eu já estou no meu terceiro mandato, eu faço parte de um grupo político, então a decisão é em conjunto”, destacou.
Filiada ao Progressistas, Elzinha se definiu como uma “soldado” do partido e chamou atenção para os desafios que as mulheres ainda enfrentam na política. “Eu sei que existe uma certa dificuldade em relação à questão de mulheres. As mulheres ainda são temerosas em fazer parte da política”, pontuou.
Sobre a possibilidade concreta de ser candidata em 2026, a vereadora reforçou que está aberta a convites, mas trata o assunto com prudência. “Como eu disse, estou no meu terceiro mandato. É claro, se houver um convite, se houver, a gente precisa ter essa compreensão, mas lidando de forma muito tranquila, de forma muito coerente, e aguardar o momento certo”, ressaltou.
Quando questionada sobre uma motivação pessoal para disputar as eleições de 2026, Elzinha foi sincera em sua avaliação.“Não é uma coisa que me anima. Eu acho que a gente precisa pensar no resultado que a gente dá para a população, que a população espera de nós, enquanto políticos. Eu acho que a gente precisa fazer esse trabalho, precisa fazer esse exercício em fazer um trabalho que tenha esse resultado para a população”, salientou.