Joédson Alves/Agência Brasil
Mais de 2,6 mil aposentados e pensionistas no Acre decidiram aderir ao acordo de ressarcimento oferecido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que visa devolver valores descontados de forma indevida entre março de 2020 e março de 2025. Segundo dados oficiais, até esta sexta-feira, 18, 2.603 beneficiários no estado confirmaram participação, o que representa uma taxa de adesão de 24,7% entre os 10.547 aptos a receber os valores.
O pagamento será feito de forma integral, com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), diretamente na conta bancária em que o aposentado ou pensionista já recebe o benefício. Os depósitos começam na próxima quinta-feira, 24 de julho, obedecendo à ordem de adesão, ou seja, quem aderiu primeiro, receberá primeiro.
A adesão ao acordo pode ser feita sem necessidade de envio de documentos ou de judicialização, exclusivamente pelos canais digitais do INSS ou em mais de cinco mil agências dos Correios espalhadas pelo país. A Central 135 também está disponível para tirar dúvidas, embora não realize a adesão.
Podem participar do acordo beneficiários que contestaram descontos indevidos feitos por associações e entidades e que não receberam resposta dentro de 15 dias úteis. Ao todo, mais de 3,2 milhões de pedidos já ultrapassaram esse prazo no país, envolvendo 1,9 milhão de pessoas dessas, 582 mil já aderiram ao acordo nacionalmente, o que representa 30,4% do total.
Antes de confirmar a adesão, os segurados podem consultar o valor a que têm direito. Quem optar por aceitar o acordo via aplicativo Meu INSS deve acessar a aba “Consultar Pedidos”, clicar em “Cumprir Exigência”, e aceitar a devolução no campo indicado. Após isso, basta aguardar o depósito.
O prazo para contestar os descontos feitos pelas entidades vai até, pelo menos, 14 de novembro de 2025, podendo ser prorrogado. As contestações podem ser feitas pelo Meu INSS, Central 135 ou nas agências dos Correios.