Menu

Fim de semana terá noites frias e alerta para baixa umidade do ar no Acre

Foto: Sérgio Vale
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Acre enfrenta, neste fim de semana, os efeitos de uma nova onda de frio polar que avança sobre a região. Segundo o meteorologista Davi Friale, a sexta friagem do ano chegou ao estado na noite de quinta-feira, 17, atingindo primeiro a região de Brasileia e, horas depois, a capital Rio Branco. O fenômeno trouxe consigo fortes chuvas em alguns municípios, mas o destaque agora é a combinação de noites frias com tempo seco.


Em Cruzeiro do Sul, a chuva chegou a 34 milímetros, volume que representa mais da metade da média de todo o mês de julho, que é de 59,1 mm. A chuva, no entanto, foi passageira. A tendência para os próximos dias é de tempo firme, céu limpo e baixa umidade relativa do ar em todas as regiões acreanas.


De acordo com Friale, os índices de umidade à tarde devem ficar entre 20% e 30% no vale do Acre, incluindo Rio Branco, e entre 25% e 35% nas regiões centrais e no vale do Juruá. No mês passado, a capital acreana já havia registrado a menor marca do ano, com 27% de umidade, nível considerado crítico para a saúde.

Anúncio


Quando a umidade do ar cai abaixo de 30%, os órgãos de saúde emitem estado de atenção, devido aos riscos de desidratação, sangramentos nas vias respiratórias, agravamento de doenças respiratórias crônicas e desconforto físico.


Apesar do clima seco, os dias devem ser de calor moderado. A previsão aponta máximas entre 29ºC e 32ºC, podendo chegar a 33ºC em alguns municípios. Já as madrugadas e manhãs serão geladas: os termômetros podem marcar entre 13ºC e 16ºC em Rio Branco, Brasileia e cidades vizinhas, e entre 16ºC e 19ºC nas demais localidades do estado.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress