O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) pediu hoje uma ação das Forças Armadas após a operação da PF contra Jair Bolsonaro (PL), que precisou colocar tornozeleira eletrônica.
O que aconteceu
Deputado afirmou que teve orgulho das Forças Armadas em 1964, período em que país viveu uma ditadura militar. “Hoje, eu quero dizer o seguinte: Forças Armadas, estejam ao lado do povo brasileiro, estejam ao lado da democracia”, disse ele ao afirmar que “embora fosse um menino” se orgulhava da instituição. A declaração ocorreu durante entrevista coletiva da oposição no Congresso.
O parlamentar pediu também para que a imprensa aja “em favor do povo brasileiro”. “Na década de 60, em 64, a imprensa agiu a favor do povo. Está na hora da imprensa agir em favor do povo brasileiro”, disse Chrisóstomo. O Brasil foi redemocratizado há 40 anos após mais de 20 anos de regime militar.
Jornalistas questionaram a declaração do deputado, mas ele não respondeu. O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), afirmou que o “parlamentar tem direito de falar por sua posição” e reforçou que o tema da coletiva não era “esse”. Sobre as Forças Armadas, Portinho disse que há generais presos e cortes no orçamento da instituição. “Isso é suficiente, é a resposta”.
Bolsonaro (PL) foi alvo hoje de uma operação da Polícia Federal após decisão de Alexandre de Moraes. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou medidas cautelares ao ex-presidente entre elas estão a proibição de deixar sua residência das 19h às 6h e aos fins de semana, e o veto ao uso das redes sociais.
Moraes vincula o tarifaço do presidente Donald Trump à tentativa de arquivar a ação contra Bolsonaro no STF. Na decisão, o ministro da corte afirma ainda que o ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) confessaram os crimes em postagens. Para o ministro, ficou claro que ex-presidente está atentando contra a soberania nacional ao apoiar a permanência de seu filho nos EUA, inclusive com envio de dinheiro.
Investigação aponta que a conduta de Eduardo se intensificou com o avanço da ação penal. Representação da PF que pediu buscas e a colocação de tornozeleira em Bolsonaro inclui uma cronologia de postagens do deputado licenciado.
Assista ao vídeo:
Video: UOL