Menu

Deputado do PL pede ação das Forças Armadas após operação contra Bolsonaro

Foto: frame/vídeo/uol
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO) pediu hoje uma ação das Forças Armadas após a operação da PF contra Jair Bolsonaro (PL), que precisou colocar tornozeleira eletrônica.

O que aconteceu

Anúncio

Deputado afirmou que teve orgulho das Forças Armadas em 1964, período em que país viveu uma ditadura militar. “Hoje, eu quero dizer o seguinte: Forças Armadas, estejam ao lado do povo brasileiro, estejam ao lado da democracia”, disse ele ao afirmar que “embora fosse um menino” se orgulhava da instituição. A declaração ocorreu durante entrevista coletiva da oposição no Congresso.

O parlamentar pediu também para que a imprensa aja “em favor do povo brasileiro”. “Na década de 60, em 64, a imprensa agiu a favor do povo. Está na hora da imprensa agir em favor do povo brasileiro”, disse Chrisóstomo. O Brasil foi redemocratizado há 40 anos após mais de 20 anos de regime militar.

Jornalistas questionaram a declaração do deputado, mas ele não respondeu. O líder do PL no Senado, Carlos Portinho (RJ), afirmou que o “parlamentar tem direito de falar por sua posição” e reforçou que o tema da coletiva não era “esse”. Sobre as Forças Armadas, Portinho disse que há generais presos e cortes no orçamento da instituição. “Isso é suficiente, é a resposta”.

Bolsonaro (PL) foi alvo hoje de uma operação da Polícia Federal após decisão de Alexandre de Moraes. O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) determinou medidas cautelares ao ex-presidente entre elas estão a proibição de deixar sua residência das 19h às 6h e aos fins de semana, e o veto ao uso das redes sociais.

Moraes vincula o tarifaço do presidente Donald Trump à tentativa de arquivar a ação contra Bolsonaro no STF. Na decisão, o ministro da corte afirma ainda que o ex-presidente e seu filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) confessaram os crimes em postagens. Para o ministro, ficou claro que ex-presidente está atentando contra a soberania nacional ao apoiar a permanência de seu filho nos EUA, inclusive com envio de dinheiro.

Investigação aponta que a conduta de Eduardo se intensificou com o avanço da ação penal. Representação da PF que pediu buscas e a colocação de tornozeleira em Bolsonaro inclui uma cronologia de postagens do deputado licenciado.

Assista ao vídeo:

Video: UOL

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.