Menu

PF investiga gráfica por plágio e fraude em contrato com o governo de Rondônia; prejuízo passa de R$ 3,8 milhões

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (16), uma operação que investiga uma empresa de serviços gráficos suspeita de fraudar contrato com o Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM-RO). A apuração aponta que a empresa plagiou cartilhas e causou prejuízo superior a R$ 3,8 milhões aos cofres públicos.

A ação foi realizada em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em Rondônia e São Paulo. Além disso, os bens dos investigados foram bloqueados.

Anúncio

A investigação começou após denúncia anônima indicando que o IPEM havia contratado a gráfica sem licitação, alegando se tratar de uma “obra literária singular”. No entanto, auditoria técnica do TCE concluiu que as cartilhas não eram exclusivas e apresentavam trechos plagiados de materiais de outros órgãos públicos disponíveis na internet.

O relatório também apontou indícios de superfaturamento: em alguns casos, o valor pago por página foi até 23 vezes maior que o praticado no mercado.

Entre os investigados está o ex-presidente do IPEM-RO, Francisco Carlos de Oliveira Albuquerque. A PF continua analisando o material apreendido. Os envolvidos podem responder por fraude à licitação, fraude na execução de contrato e peculato.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.