Menu

Maioria da bancada do Acre vota a favor de PL que enfraquece licenciamento ambiental

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quinta-feira, 17, o Projeto de Lei que flexibiliza as regras do licenciamento ambiental no Brasil. A proposta, que tramitava há mais de duas décadas no Congresso, foi aprovada por 267 votos a 116 e agora segue para sanção presidencial. A bancada federal do Acre votou majoritariamente a favor do texto.

Dos oito deputados federais acreanos, cinco votaram “sim” ao projeto: Antônia Lúcia (Republicanos), Coronel Ulysses (União Brasil), Eduardo Velloso (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos) e Zé Adriano (PP). Socorro Neri (PP) foi a única a se posicionar contra. Meire Serafim (União Brasil) e Zezinho Barbary (PP) estavam ausentes na sessão.

Anúncio

O projeto aprovado permite, entre outros pontos, a concessão de uma Licença Ambiental Especial para obras consideradas “estratégicas” pelo governo federal, independentemente do nível de impacto ambiental; dispensa licenciamento para atividades como ampliação de estradas, agricultura e pecuária; e transfere aos estados a responsabilidade por autorizar o desmatamento em áreas da Mata Atlântica, esvaziando o papel do Ibama e do Conama.

Além disso, o texto ignora territórios de comunidades tradicionais ainda não regularizados, o que pode abrir caminho para empreendimentos em áreas ocupadas por indígenas, quilombolas e ribeirinhos que aguardam homologação ou titulação de suas terras.

A votação ocorre a menos de quatro meses da Conferência do Clima da ONU (COP30), que será realizada em Belém (PA), o que aumenta a pressão sobre o presidente Lula (PT), que poderá vetar trechos do texto.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.