Menu

Governo entrega 228 certificados de qualificação profissional em Rio Branco

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Governo do Estado do Acre realizou nesta quinta-feira, 17, no auditório Rio Moa, na sede do Sebrae em Rio Branco, a entrega de 228 certificados referentes à conclusão de nove cursos de qualificação profissional. A iniciativa íntegra a primeira etapa do programa EmpreenderTUR, voltado à capacitação de jovens e trabalhadores para inserção no mercado de trabalho, especialmente na área do empreendedorismo e do turismo.


Em entrevista à imprensa, o governador Gladson Cameli destacou a importância da educação como pilar para o desenvolvimento e afirmou que investir na qualificação profissional é um compromisso de sua gestão.


“Com toda certeza, são 160 alunos aí preparados para entrar na iniciativa privada, para que a gente possa, cada vez mais, ter trabalhadores com competência para assumir as missões, a caso sejam chamados. E esse é o compromisso do nosso governo: é diminuir diferenças, criar oportunidades. Educação é tudo na nossa vida. Aquilo que eu digo, que educação te ajuda na parte da saúde, na segurança e cria oportunidades para quem quer realmente vencer. Você vê, isso aqui é aquilo que eu falei: com união que a gente vai vencer os desafios. Aqui é o apoio da bancada federal, através da emenda da deputada Socorro Neri, que deu as condições para que a gente pudesse fazer esse curso de capacitação, como você mesmo mencionou. E é isso, é preparar nossas juventudes, os jovens aí para ingressar na iniciativa privada, porque é o futuro do Acre”, ressaltou.

Anúncio


O programa é viabilizado por meio de emenda parlamentar da deputada federal Socorro Neri, no valor de R$ 500 mil, e conta com execução do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete).


O titular da pasta, Marcelo Messias, explicou que essa é apenas a primeira fase do projeto e que novos cursos serão realizados até o fim do ano. “Hoje nós estamos aqui no Sebrae, encerrando a primeira etapa do curso que se chama EmpreenderTUR. Hoje nós estamos entregando uma média de 220 certificados para 160 alunos. Essa etapa é a primeira, e nós teremos a segunda etapa. Esse curso é uma emenda da nossa deputada Socorro Neri, que nos direcionou R$ 500 mil, no qual a gente vai estar, até o final do ano, formando quase 400 alunos. Então, estamos muito felizes em poder estar entregando para o mercado de trabalho profissionais qualificados. Nós temos cursos de várias áreas: área de beleza, área de costura, área administrativa. Então, tenho certeza que teremos profissionais de qualidade”, pontuou.


Para Messias, a qualificação está diretamente ligada ao fortalecimento do setor produtivo e à geração de renda por meio de eventos e feiras que movimentam a economia local e nacional.


Foto: Whidy Melo/ac24horas

“A gente sempre procura esses tipos de eventos dentro do Estado, não só dentro do Estado, mas também fora do Estado, para que a gente dê oportunidade para esse segmento do empreendedorismo e do turismo. Um exemplo aqui dentro são as feiras, as principais feiras que acontecem, como a Expoacre Juruá, a Expoacre, o Arraial Cultural, a nossa festa de final de ano, o Carnaval. Todo tipo de festa que acontece aqui no Estado, a gente sempre está ligando o empreendedorismo, montando uma feira da economia solidária, e também as feiras que a Secretaria participa fora do Estado, como a feira de artesanato. A gente sabe que esse segmento do artesanato do Acre é um dos principais e o mais forte do Brasil. Agora mesmo, a gente acabou de participar da maior feira de artesanato que aconteceu em Recife, onde o Acre sempre está aí beirando o terceiro lugar, sempre em recorde de venda. Então, a gente está sempre buscando, de alguma forma, dar oportunidade para essas pessoas do empreendedorismo, que dependem exclusivamente desse tipo de evento, de festa que o governo oferece para a nossa população”, destacou.


Entre os formandos, a autônoma Jucilene Pessoa celebrou a oportunidade de participar de três cursos: oratória, gestão financeira e marketing digital. “Esses cursos vão melhorar porque a gente adquire mais conhecimentos, né? E hoje em dia, na área de trabalho, necessita muito, porque cada dia vai avançando mais. É muito difícil [ter acesso a cursos como esses], porque esses cursos são uns cursos que são um pouco caros. E para quem não tem muitas condições financeiras, é um pouco difícil”, pontuou.


A cabeleireira Sarita Vitte, que participou de nove meses de formação na área da beleza, reforçou a importância da atualização constante em sua profissão. “Olha, esse curso foi maravilhoso. Foi uma oportunidade que nós, que somos da área de cabeleireiro, e para as pessoas que estão iniciando, né? É maravilhosa essa oportunidade pelo Ieptec, de oferecer esses cursos pra gente. Porque já é uma renda, já, para quem já é profissional, para se aperfeiçoar mais na área da beleza. Com certeza [vai complementar o conhecimento], porque a área da beleza é uma área que nunca para. Sempre tem as tendências, tem as novas técnicas. Então, é muito importante esse curso para nós, que somos profissionais, e para as pessoas que estão iniciando, porque a gente vai se atualizando, né? É muito importante para nós, que somos da área da beleza. Foi uma experiência muito boa, com muitas tendências, conhecimentos também. A gente conheceu muitas técnicas novas, né? E é maravilhoso, porque a área da beleza nunca para sempre está atualizando”, finalizou.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress