Categorias: Eventos

FestCine Originários leva cinema indígena ao Mariri Yawanawá 2025

Por
Terezinha Moreira

A aldeia Mutum, localizada na Terra Indígena Yawanawá, em Tarauacá (AC), foi palco da segunda edição do FestCine Originários durante o Mariri Yawanawá 2025, entre os dias 12 e 16 de junho. O festival de cinema indígena itinerante exibiu produções que valorizam a cultura e as narrativas dos povos originários, emocionando moradores e visitantes.


Um dos destaques foi a estreia do curta Saiti Munuti: Cantos e Encantos, dirigido por Nedina Yawanawá, liderança indígena e secretária da Sepi/Acre. A obra retrata a vivência de uma jovem entre dois mundos – Yawanawá e Ashaninka – e a força da música como elemento de identidade cultural.


“As sessões na shovu da aldeia foram um sucesso. A recepção calorosa nos emociona e nos motiva a seguir levando o FestCine a outras comunidades”, afirmou a idealizadora do evento.


Além da estreia de Saiti Munuti, a programação contou com filmes como Bimi Shul Kaya, Brasil é Terra Indígena, Sementes e Mundurukuyü: A Floresta das Mulheres Peixe.


O festival é realizado com apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Rio Branco e outros parceiros, com recursos da Lei Aldir Blanc. A próxima parada será em agosto, na capital acreana. A programação está disponível no perfil @festcineoriginarios.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira