Menu

Alunos de Engenharia Civil do Peru visitam a ETA 2 em Rio Branco

Foto: Secom
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O projeto “Saerb + Universidade” alcançou estudantes e docentes da Universidade Nacional Santo Antônio Abade de Cusco (Unsaac), do curso de Engenharia Civil, por meio da Universidade Federal do Acre (UFAC), para conhecer e aprender como funciona o tratamento e a qualidade da água distribuída à população.


Com visita guiada pelo engenheiro sanitarista e ambiental Henrique Amaral e pelo engenheiro civil Heinz Johnston Ramirez, foi possível explicar as etapas desde a captação até a distribuição de água. Além disso, os universitários conheceram as instalações da ETA, o laboratório, os reservatórios e a lagoa.


Para o professor e engenheiro civil da Universidade do Peru, Gorki Ascue, o objetivo da visita com os alunos era mostrar como funciona uma Estação de Tratamento de Água e os padrões de qualidade.

Publicidade


“O principal objetivo da visita à ETA de Rio Branco foi conhecer diretamente os processos de captação, tratamento e distribuição da água destinada ao consumo humano. A experiência prática na ETA 2 complementa e reforça o aprendizado, ajudando a compreender melhor os processos reais, a tecnologia utilizada e a importância da gestão adequada dos recursos hídricos no contexto urbano”, explicou o professor.


Foto: Secom

Os estudantes puderam observar os processos físicos, químicos e biológicos aplicados na estação, bem como entender os controles de qualidade que garantem que a água atenda aos padrões de potabilidade antes de ser distribuída.


Segundo o engenheiro civil do Saerb, Heinz Johnston, de nacionalidade peruana e que atuou como tradutor na visita, destacou a importância da atividade para a formação acadêmica dos jovens.


“Estamos muito agradecidos por estarem aqui. É uma grande oportunidade para os estudantes verem como é feito o tratamento da água no Brasil. Acredito que essa experiência vai enriquecer muito a formação profissional deles”, disse.


O engenheiro sanitarista, Henrique Amaral, conta a importância do contato entre países latino-americanos. “Acompanhar o grupo de estudantes peruanos na ETA II foi uma experiência enriquecedora, que reforça a importância dos intercâmbios entre países latino-americanos para o fortalecimento da cooperação técnica, da integração regional e da troca de conhecimentos em prol do desenvolvimento sustentável do saneamento na nossa região”.


A iniciativa visa trazer alunos da área de saneamento para que tenham a oportunidade de conhecer, na prática, a execução dos serviços de água e esgoto.


Fonte: PMRB


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress