Menu

MDB está no foco de Mailza

A vice-governadora Mailza Assis (PP), foto, disse em postagem enviada ontem ao BLOG, que vai aprofundar uma conversa política com o MDB, para ter o partido como aliado na disputa do governo. Negou haver reações no seu grupo para que a conversa aconteça. “Já conversei com o Vagner Sales (presidente do MSB) e alguns integrantes do partido. O MDB é muito importante, espero tê-lo no nosso projeto”, destacou. Sobre a provável futura conversa, agora oficial, o presidente do MDB, Vagner Sales, falou que da sua parte e do partido não há problema algum em que o encontro aconteça. “O MDB não fechou aliança com ninguém e está aberto a uma conversa com todos os candidatos a governador”, enfatizou Vagner ao BLOG. Não foi marcada ainda a reunião, que poderá redundar ou não numa aliança para a eleição de 2026. São os primeiros passos na briga pelo governo do estado.


NÃO HOUVE PRESSÃO


O prefeito Tião Bocalom garantiu ontem ao BLOG não ter recebido nenhuma pressão política para tirar o secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, por parte do primeiro suplente de deputado federal Fábio Rueda, e que não vai alimentar a especulação. “O Rennan está fazendo um trabalho exemplar. Gosto muito do trabalho dele! Um grande gestor,” pontuou Bocalom.


NÃO VAI PARA A PAREDE


Conheço por ofício o perfil político do prefeito Tião Bocalom há décadas, não é do tipo que aceita ser colocado contra a parede. Tem gênio forte. Ninguém consegue entubar o Boca, para mudar um secretário na marra.


MARA NO REPUBLICANOS


A ex-deputada federal Mara Rocha se filiou ontem ao Republicanos, e deve ser uma das candidatas ao Senado na chapa do candidato ao governo, senador Alan Rick (UB). Tudo caminha para que mais na frente Alan, também, entre no partido, já que não deve ser o candidato escolhido pela Federação PP-União Brasil para disputar o Palácio Rio Branco.


DEIXOU CLARO


A manifestação da deputada federal Antônia Lúcia (Republicanos) na sua página de que acompanhará o governador Gladson na eleição do próximo ano para governador, foi um sinal que mudará de sigla. Por um motivo básico: o partido Republicanos apoiará a candidatura do senador Alan Rick. Não será surpresa se Antônia aparecer no próximo ano na chapa de deputado federal do PL.


CHAPA MUITO FORTE


O senador Márcio Bittar UB) – deverá se filiar ao PL – trabalha para montar uma chapa muito forte de candidatos a deputado federal no seu futuro partido. Não anunciou nomes, mas sei de quatro políticos com votos que estão praticamente certos para disputar no próximo ano, vagas na Câmara Federal pelo PL.


VAGNER MANTIDO


Vagner Sales vai continuar na presidência do MDB nos próximos 18 meses. Foi a decisão tomada pela Comissão Executiva Nacional do partido. Vagner não teria concorrente sério para lhe derrotar numa eventual briga pela presidência regional do MDB.


O ESTADO É LAICO


A deputada Michelle Melo (PDT) pode estar cheia de boas intenções com o seu projeto que permite pregações religiosas, cultos e outras manifestações religiosas nas escolas, mas pisa na lei, porque o estado é laico, assim prega a Constituição Federal. Nenhuma lei estadual é maior do que a Constituição Federal. Mais grave ainda é prever punição administrativa para o diretor de escola que não liberar o intervalo das aulas para que religiosos façam uso. Não tenho dúvida alguma que o MPF vai entrar na justiça para arguir a inconstitucionalidade desta lei. A Aleac, nesta legislatura, está se notabilizando por aprovar leis que investem contra os preceitos constitucionais. E, isso não é bom.


VOAR MAIS ALTO


Dos atuais deputados estaduais, apenas o deputado Pedro Longo (PDT) será candidato a deputado federal, com chance. Os demais devem buscar uma reeleição. Aliás, uma boa parte dos atuais deputados não tendem a ser reeleitos, mas a pegar a balsa para Manacapuru.


CADA QUAL NO SEU QUADRADO


O Pastor evangélico, que pregue no seu templo; o Padre, que reze a sua missa na Igreja; o Babalorixá, que cultue seu Orixá nos terreiros; os espíritas nas suas sessões; e etc e etc, mas que deixe o recreio nas escolas para os alunos escolherem como devem aproveitar a folga. O estado é laico, certo deputada Michelle Melo? Você faz um belo mandato, não precisa investir no campo da religião e misturar com política. Não é uma boa idéia impor às escolas a religiosidade.


PERDEM OS EMPRESÁRIOS


A união do Trump com o Bolsonaro para tentar prejudicar o Lula, foi a maior roubada política que a dupla fez. Primeiro, é que vai prejudicar em bilhões de reais os exportadores brasileiros, e não só isso; causará desemprego em massa. E não mudará a situação jurídica do Bolsonaro, que está duas vezes inelegível; com séria tendência de ser condenado à prisão pelo STF. Foi o chamado tiro no pé. É o que dá o radicalismo.


ARGUMENTOS TOSCOS


Os argumentos usados para punir o Brasil usados pela dupla Trump e Bolsonaro, foram que o País não se afina com os EUA na política internacional e que “persegue” (sic) o ex-presidente Jair Bolsonaro. O Trump deveria, quando anunciou o tarifaço de 50% aos produtos brasileiros, saber que o Brasil não é uma colônia americana, mas um País soberano. Nada que fizer mudará a situação jurídica do Bolsonaro, que continuará não podendo ser candidato em 2026.


ESCADA ETERNA


Conseguir eleger um deputado federal é improvável que aconteça, o máximo que a Federação formada pelo PT conseguirá eleger é um deputado estadual. E tudo indica que o PT mais uma vez servirá de escada para o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB) conseguir um novo mandato na ALEAC.


ESSA É A DIFICULDADE


A maior dificuldade dos partidos na composição de chapa para deputado federal é encontrar bons nomes entre as mulheres. Cada partido poderá lançar nove nomes, dos quais, obrigatoriamente, três têm de ser mulheres. Este é o grande nó.


NA HORA CERTA


O presidente do MDB, Vagner Sales, reconhece que o partido ainda não conseguiu montar uma chapa para deputado federal; mas acha que existe muito tempo para formar uma chapa competitiva. Sei não, sei não….


AUTOFAGIA POLÍTICA


O senador Mourão – ex-vice do Bolsonaro – e o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, se insurgiram contra o tarifaço de Trump. Isso rachou a esquerda, ao ponto do extremista de direita, deputado federal Eduardo Bolsonaro, acusar Tarcísio de uma “subserviência servil”. É a chamada autofagia da direita.


É MUITA HIPOCRISIA


Políticos do União Brasil costumam atacar o governo do Lula, mas o partido tem três ministérios no governo do PT. O UB é igual ao jacaré, comendo e derramando lágrimas. É muita hipocrisia.


MAIS DESTACADOS


Eber Machado (MDB) e André Kamaia (PT) foram os vereadores que mais se destacaram na oposição à gestão do prefeito Tião Bocalom. Puxaram os principais debates na Câmara Municipal de Rio Branco. Toda oposição é salutar numa democracia.


SUMIDO POLITICAMENTE


O governador Gladson Cameli, depois da forte exposição na EXPO Juruá, recolheu os trens. Cameli chegou a um patamar na política que atingiu o seu auge. Até os adversários não questionam o seu favoritismo para conseguir no próximo ano uma das duas vagas do Senado.


FRASE MARCANTE


“A boca é um órgão que será tanto mais de confiança quanto mais silencioso se mantiver”. José Saramago.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress