Em evento realizado nesta terça-feira (16), em Brasília, a ex-deputada federal e jornalista Mara Rocha oficializou sua filiação ao Republicanos, legenda presidida no Acre pelo deputado federal Roberto Duarte. A cerimônia contou com a presença do presidente nacional do partido, Marcos Pereira, do líder da bancada na Câmara, deputado Gilberto Abramo (MG), além do senador Alan Rick (UNIÃO-AC) e de outros parlamentares do Republicanos.
Reconhecida por seu trabalho como deputada federal alinhada em defesa à vida e à família, Mara Rocha chega ao Republicanos com o objetivo de disputar uma das vagas ao Senado Federal nas eleições de 2026. Em 2018 foi a deputada federal mais votada do Acre, com mais de 40 mil votos. Sua filiação reforça o projeto do partido de ampliar sua representatividade no Congresso Nacional com nomes que dialogam diretamente com as pautas da direita e do eleitorado acreano.
“É com muita alegria, satisfação e honra que recebemos a Mara Rocha no Republicanos, agora como nova filiada e nossa pré-candidata ao Senado pelo estado do Acre. É uma pessoa capacitada, inteligente, que já tem um trabalho significativo em prol do nosso estado e, tenho certeza, poderá fazer ainda mais como futura senadora do Acre”, afirmou o deputado federal Roberto Duarte.
A movimentação também pode consolidar uma aliança política forte para 2026. A possível composição da chapa majoritária com o atual senador Alan Rick (União Brasil), pré-candidato ao governo do Acre, vem sendo considerada como uma união estratégica entre os dois partidos do estado.
O presidente nacional do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira, celebrou a chegada de Mara Rocha como mais um passo na consolidação do partido. “Uma pessoa como Mara Rocha é o sonho de qualquer partido, porque ela tem voto, currículo e história, principalmente para o Republicanos, uma legenda que estimula a participação da mulher na política”, disse.
O evento de filiação contou ainda com a presença dos deputados federais Augusto Coutinho (PE), Jorge Braz (RJ), Aluísio Mendes (MA) e Gabriel Mota (RR).