Categorias: Política

Lula trata crise entre EUA e Brasil com desdém, diz João Marcos Luz

Por
Da redação ac24horas

O secretário municipal de Direitos Humanos de Rio Branco, João Marcos Luz, se manifestou nesta quarta-feira, 16, nas redes sociais sobre a recente tarifa de 50% imposta pelo governo dos Estados Unidos a produtos brasileiros. Em sua publicação, ele minimiza as alegações de que a medida representa um ataque direto ao Brasil e rebate críticas feitas por setores da esquerda e até mesmo pelo senador Hamilton Mourão (Republicanos).


Segundo João Marcos Luz, a decisão do governo norte-americano, liderado à época por Donald Trump, de impor tarifas está relacionada à defesa da própria economia dos EUA, e não à interferência nos assuntos internos do Brasil. “Quando o governo Trump decide tarifar, ele está intervindo na sua própria economia”, argumentou.


O secretário também comentou sobre possíveis sanções individuais, como as que vêm sendo cogitadas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. Para ele, esse tipo de ação não caracteriza intervenção contra o país, e sim uma sanção direcionada a uma pessoa específica.


Contudo, João Marcos Luz expressou preocupação com a investigação comercial que os Estados Unidos vêm conduzindo em relação às práticas brasileiras. Ele criticou a postura do governo Lula diante do assunto, classificando-a como negligente. “Isso, sim, pode ser uma catástrofe no futuro por falta de um governo estadista e responsável”, alertou.


Na avaliação do secretário, a responsabilidade por possíveis impactos econômicos recai sobre o atual governo federal. “Até o momento, não se preocupam em gerenciar a crise e tratam o assunto gravíssimo com desdém”, concluiu.



 


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas