Menu

Essa família é muito unida…só que não

Dizem que o relacionamento do prefeito Rodrigo Damasceno com a vice Marilete Vitorino não anda lá essas coca-cola toda. Aparentemente, o titular liberou os vereadores da base para apoiar candidatos a deputado estadual ou federal de qualquer lugar e, com isso, a candidatura de Vitorino ficaria inviabilizada. O mais tenebroso é que esse movimento tem dedo da mãe do prefeito, Bebé Damasceno, a “Odete Roitman da Terra do Abacaxi”. Detalhe: todos são da mesma família.


Pauta morta

O projeto de lei que aumenta em 50% o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2026 não deve ser enviado à Assembleia Legislativa neste ano. Esse problema deve ser empurrado com a barriga para 2027. Ninguém quer se desgastar em ano eleitoral.


Objetivos e o amor

O governador Gladson Cameli pediu que as apresentações da Esquadrilha de Fumaça ocorram em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia, esta última terra de sua amada Karol Queiroz. Antes, os eventos eram concentrados sempre entra a capital e o Juruá, mas de um tempo para cá, o Alto Acre tem ganhado destaque também. É o amor!


Sem articulação

Por falta de articulação política, a Prefeitura de Rio Branco não conseguiu enviar a tempo o projeto de reforma da Previdência para discussão na Câmara Municipal. A avaliação interna era de que não havia clima favorável entre os vereadores da base, e uma derrota seria evidente e inevitável.


É ele mesmo

Nos bastidores da Câmara Municipal, o vereador André Kamai teria declarado que será candidato ao governo no próximo ano. Resta saber quem será seu vice. O PT, ao que tudo indica, não desiste de disputar cargos majoritários.



Já que…

A coluna esperou que alguém falasse de forma clara. Mas como isso não aconteceu quase uma semana após Eduardo Bolsonaro divulgar… o redator, modestamente, mete o bedelho: o vídeo deste rapaz “convidando” os empresários brasileiros a se instalarem nos EUA é um acinte. Tanto para a classe trabalhadora quanto para a iniciativa privada.


Delírio

É uma espécie de delírio. A abordagem aqui não é “politizar” o assunto. O rapaz foi quem falou. A coluna só está juntando um neurônio com o outro e escrevendo sobre o que foi escancarado a quem quisesse ouvir. É a síndrome de vira-lata em nível nunca antes visto.


Café

A Secretaria de Estado de Agricultura precisa cuidar, urgentemente, sobre a comercialização de café. O produtor precisa ser orientado. As possíveis restrições, a partir do dia 1 de agosto, com o início da sobretaxa anunciada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, vão trazer impacto que, para muitos produtores de base familiar, pode assustar.


Queda

O que os grandes jornais de Economia informaram nesta terça-feira (15), era que o café e o cacau estavam em queda na bolsa norte-americana. Recuou após uma alta surpreendente de mais de 5% na semana passada. É essa volatilidade que o produtor de base familiar do Acre precisa ter intimidade.


Educação

É um processo de educação e formação. Foi-se o tempo em que o agricultor cuidava apenas de plantar.


Venenos

O Imac precisa tomar as rédeas da fiscalização no uso de drones para aplicação de agrotóxicos em lavouras. Os meliponicultores estão contabilizando prejuízos com a perda de apiários. O uso dos venenos mostra-se fora de controle.


Já existe investigação sendo conduzida pelo MP, o Imac tem ciência de como a coisa está fora do eixo, mas o uso de agrotóxico precisa ser feito de acordo com o que exige a legislação. Simples assim. O poder público precisa reagir.



Novidades boas vindo aí!

Frigoríficos do Paraná foram autorizados a exportar carne bovina e suína para o Chile, após o país reconhecer o estado como livre de febre aftosa sem vacinação e de peste suína clássica. A decisão pode abrir caminho semelhante para o Acre e Rondônia, que já concluíram auditorias sanitárias e aguardam avaliação final das autoridades chilenas. Caso aprovados, esses estados da Região Norte também poderão acessar mercados internacionais mais exigentes. A medida foi oficializada no diário do governo chileno na segunda (15).


Caiu bem

Parece que a tal exoneração caiu como um spa emocional para a ex-secretária de saúde Sheila Andrade. Desde que foi desligada da gestão do prefeito Tião Bocalom, ela surgiu em vídeo toda sorridente, leve e animadíssima parecendo blogueirinha de tik tok. Quem diria que sair da gestão faria tão bem, né, Sheila? Tem gente que perde uma CEC e ganha a paz!


Todo ano

ExpoAcre nova, problemas antigos. Trabalhadores que fazem as reformas de estandes no Parque de Exposições Wildy Viana têm reclamado de constantes problemas de ferramentas de trabalho, tintas e até areia. É mole?


Todo cagado

Não sei se foi recomendação da defesa, mas Diego Luiz Gois Passo, acusado de atropelar a assessora jurídica Juliana Chaar, em junho, fez tudo o que podia para se complicar perante a justiça. Tentou negociar a apresentação à polícia, fugiu, escondeu armas, envolveu os parentes na trama, e ainda escondeu o veículo que poderia ser a principal ferramenta de sua defesa no decorrer do processo.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress