Categorias: Acre 01

Terça-feira (15) inicia com ar insalubre em Rio Branco e moderado em outros 5 municípios

Por
Whidy Melo

A qualidade do ar é insalubre para grupos sensíveis em Rio Branco e moderada em outros 5 municípios do Acre na manhã desta terça-feira (15). As informações são da plataforma IQAir, referência na divulgação de dados de poluição em todo o mundo.


De acordo com a plataforma, a aferição de um sensor localizado no bairro Tucumã, em Rio Branco, conclui que a capital tem o ar com 39 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico), índice 7.8 vezes acima da diretriz estabelecida pela Organização Mundial de Saúde, o que faz com que grupos com problemas respiratórios crônicos, idosos e crianças tenham recomendações para o uso de máscaras e evitem exposição em áreas ao ar livre.


Epitaciolândia (22.7 µg/m³), Brasiléia (11.3 µg/m³), Senador Guiomard (10 µg/m³), Bujari (10 µg/m³) e Xapuri (10 µg/m³) tem números aferidos que os colocam na categoria de qualidade do ar moderada. Para estes municípios, a recomendação é para que a população faça o uso de máscaras em atividades externas, que sejam usados purificadores de ar em ambientes fechados, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.


*As informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.


Compartilhe
Por
Whidy Melo