O Vasco perdeu para o Independiente Del Valle por 4 a 0 na noite desta terça-feira (15), no jogo de ida dos playoffs da Copa Sul-Americana.
Carabajal, Mercado, duas vezes, e Spinelli marcaram os gols dos equatorianos em Quito. O clube carioca acabou sendo prejudicado pela expulsão de Lucas Piton, antes dos 15 minutos do primeiro tempo.
O resultado é péssimo para Fernando Diniz e companhia, que precisarão de uma grande virada no jogo de volta, em São Januário. A partida será realizada na próxima terça-feira (22), às 21h30 (de Brasília).
Antes disso, o Cruz-maltino enfrenta o Grêmio, no sábado (19), pelo Campeonato Brasileiro.
Como foi o jogo?
A equipe de Fernando Diniz começou melhor na altitude e teve duas chances para abrir o placar, com Nuno e Rayan, parando no goleiro. Aos 15 minutos, contudo, o jogo do Vasco mudou drasticamente com a expulsão de Lucas Piton, que pisou no tornozelo de Guaguá.
A intervenção do árbitro de vídeo mexeu com os rumos da partida, e o Independiente Del Valle passou a dominar totalmente as ações em Quito. O Cruz-maltino se segurava como podia, tanto nas bolas aéreas quanto em chutes de fora da área. Quando Léo Jardim não defendia, a trave salvava o Vasco.
Nos acréscimos, assim que o torcedor do Vasco pensou em respirar aliviado, veio o castigo. Carabajal abriu o placar para os mandantes no rebote, após linda defesa de Léo Jardim, que ficou na bronca com a defesa cruz-maltina.
O gol pareceu ter sido uma ducha de água fria para o Vasco, que sofreu mais dois rapidamente no início do segundo tempo. Mercado marcou primeiro e, dois minutos depois, Spinelli ampliou.
O 3 a 0 não fez com que o Independiente Del Valle tirasse o pé, pelo contrário, os equatorianos seguiram buscando o quarto gol. O Vasco, no entanto, conseguiu acertar um pouco mais a sua marcação e contou com mais defesas importantes de Léo Jardim.
Já no fim da partida, o goleiro vascaíno não conseguiu segurar a finalização de Mercado, que marcou seu segundo na partida e decretou a goleada do Independiente Del Valle em Quito.
Os mandantes ainda tiveram um gol anulado de Spinelli, em impedimento milimétrico, e desperdiçou uma penalidade. Cazares bateu mal, e Léo Jardim fez a defesa, salvando o Vasco de um resultado irreversível.
A caminhada será muito difícil, mas o Vasco terá a força de São Januário a seu favor para tentar a virada.