Menu

Corte dividida

O Tribunal de Contas do Acre formou maioria para negar a consulta da Secretaria da Fazenda (Sefaz) para nomear os auditores fiscais aprovados no último concurso público. O fato acendeu uma luz vermelha entre os conselheiros. Ribamar, Malheiro, Valmir e Cristovão formaram a maioria e Naluh pediu vista. A presidente Dulci estaria defendendo o deferimento da medida, mas a impressão que ficou é que os demais colegas mandaram um recado à atual chefe. Em off, conselheiros têm reclamado do comando da colega, especialmente sobre a partidarização explícita da gestão. “Nunca se viu tanto petista por metro quadrado. Lembrou o Tribunal de Justiça do Acre lá pelos idos de 2019″, disse um interlocutor.


Um olho no peixe e outro no gato

Dona Kelen Bocalon anda se reunindo com amigas das antigas em ritmo de pré-campanha para falar de política. Não da política de Rio Branco, mas a nível de Estado. Ela conta com a assessoria da fiel escudeira do presidente da câmara, Valcilena, que goza de alto prestígio nas estruturas da prefeitura.


Deus, pátria e família

Não se fala de outra coisa nas rodas políticas a não ser da conversão ao evangelismo do senador Marcio Bittar, um ano antes da eleição. Para quem não lembra, a ex dele também fez o mesmo em 2022 quando foi candidata ao senado, só que ela se batizou nas águas no Balneário Quinoá. Que a benção continue na família Bittar, independente dos resultados das urnas em outubro de 2026.


Necessário educar a nova geração

No interior do Acre, meninas de 11 a 13 anos já são tratadas como adultas, muitas vezes com filhos, presas a relações em que a mulher ainda é vista como propriedade. Esse cenário forma o pano de fundo de mais um caso brutal de feminicídio. Enquanto essa realidade for naturalizada, tragédias continuarão se repetindo. É urgente educar a nova geração sobre respeito, igualdade e o direito das mulheres à vida e à liberdade.


Gladson tem plano a longo prazo

Alguns mais afoitos dizem que o governador Gladson Cameli não pretende apoiar a sucessora Mailza Assis apenas por lealdade ou conveniência política. Dizem que o 01 pode voltar a disputar o governo em 2030. Será?


Por que Bocalom e Alan estão fora do jogo?

Essa articulação explica o porquê de nomes como Tião Bocalom e Alan Rick não contam — e dificilmente contarão — com o apoio do Palácio. Caso fossem apoiados e eleitos, dificilmente abririam mão da reeleição em 2030, o que entraria em conflito com os planos de Gladson.


É grave mesmo

A fala do presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), Marcos Frank, de que os familiares de presos agem para institucionalizar as facções criminosas ao exigir reuniões separadas para cada organização, é grave. Ceder significaria reconhecer estas facções como cada vez mais organizadas.



Facções

Pessoas que ficam muito chocadas com a informação de que há presença de facções na Reserva Extrativista Chico Mendes têm dois problemas: ou são alienadas da realidade ou ficam surpresas por cálculo político. Não há explicação lógica para que se exija da resex uma blindagem da realidade. A resex nunca foi uma bolha apartada do mundo real.


Comunicação

Rapaziada da Comunicação do Governo Federal iniciou um esforço para divulgar as ações dos ministérios com linguagem regionalizada. É um ponto positivo na tentativa de tratar informações verdadeiras respeitando o jeito de dizer de cada estado ou região.


Democracia

A chantagem do presidente Trump encontrou acolhida em muitos segmentos da economia brasileira. Para surpresa de 0 pessoas. A Democracia, mesmo toda escangalhada como é por aqui, sempre foi uma causa popular. Nem sempre esteve na agenda de grandes empresas ou grandes produtores agrícolas. Isso não é nem opinião. É História mesmo.


Silêncio

O que explica o silêncio de Johnatan Santiago?


Assuero

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária, Assuero Veronez, é uma das lideranças mais qualificadas do segmento. E tem chamado atenção do internauta. Nos comentários do site ac24agro, vez por outra aparece alguém sugerindo que ele se candidate à Câmara Federal.


Sem claque

Diferente de outras lideranças, Assuero não combina com internauta, este ou aquele comentário. São falas espontâneas. Será que o homi topa? Representaria com qualidade o segmento da Agricultura e Pecuária.


Babado

Quem tiver teto de vidro, cuidado. Uma página no instagram começou a contar os podres da high society do município de Manoel Urbano, no interior do Acre. Dizem que o próximo babado é de alguém do gabinete do prefeito, que começa com a letra L. Lembrando que difamação e injúria é crime.


Mais do Tricas & Futricas

Envie sua contribuição

plugins premium WordPress