Menu

Em cirurgia rara no mundo, homem tem bala retirada do coração no Hospital Santa Juliana

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Um procedimento cirúrgico considerado raro no mundo foi realizado com sucesso no Acre após um pequeno agricultor ser atingido acidentalmente por um disparo de arma de fogo que atingiu o coração. A cirurgia, feita no Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, salvou a vida de Odair Mendes Peixoto, de 43 anos, morador da zona rural de Xapuri.


O caso aconteceu na tarde do último 3 de julho. Odair conta que viu um suposto gavião rondando o galinheiro de sua propriedade e, ao tentar espantar a ave, buscou um rifle calibre 22. Como o animal não atacou as aves, o agricultor decidiu guardar a arma, momento em que ocorreu o acidente.


“Eu deixei o rifle em cima de um estrado de madeira, mas ele escorregou e disparou em mim”, relatou. O projétil transfixou o braço esquerdo e atingiu o coração. “Só senti uma queimação muito grande. Não tinha a mínima ideia de que a bala tinha ido parar no meu coração”, afirmou.

Publicidade


Encaminhado ao hospital, o agricultor passou por exames que revelaram a gravidade do ferimento. O disparo atingiu o saco pericárdico, estrutura que envolve o coração, e a cada batimento cardíaco ele perdia sangue.


“O projétil ficou alojado em uma área do coração chamada de saco pericárdico. A cada batimento, ele estava perdendo sangue e isso poderia levá-lo à morte, se nada fosse feito”, explicou o cirurgião cardíaco Fábio Rueda, responsável pelo procedimento.



A cirurgia de emergência durou cerca de três horas e mobilizou uma equipe com onze profissionais. O médico afirmou que, apesar da vasta experiência, jamais havia enfrentado uma situação semelhante.



“Já participei de mais de X mil cirurgias e esta foi a primeira vez que retirei uma bala do coração de um paciente. É um procedimento raro no mundo e, para mim, foi extremamente desafiador porque foge completamente da rotina”, declarou.


Odair recebeu alta médica no domingo (13) e segue em recuperação. Nesta segunda-feira (14), ele recebeu a visita do médico que liderou a cirurgia. “Quero agradecer ao doutor e toda a equipe. Se não fossem Deus e eles, eu não estaria aqui. Eu nasci de novo”, disse o agricultor.


Esta matéria foi editada às 19h33 desta segunda-feira (14). Contrário ao que foi publicado inicialmente, a cirugia ocorreu no Hospital Santa Juliana, e não no pronto-socorro de Rio Branco.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress