Foto: Davi Sahid/ac24horas
Itamar da Silva, de 32 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido por um tiro acidental na manhã deste domingo (13), no Ramal Abib Cury localizado no km 40 da BR-364, zona rural do município de Bujari, no interior do Acre.
De acordo com o próprio Itamar, ele havia saído de casa em uma motocicleta com um rifle apoiado ao lado, com a intenção de caçar. Durante o trajeto, ao se desequilibrar na estrada, a arma escorregou, caiu no chão e disparou sozinha, atingindo o abdômen do homem de baixo para cima.
Mesmo ferido, Itamar conseguiu retornar para casa e pedir ajuda à família. Os parentes agiram rapidamente, colocaram a vítima em um carro e seguiram pela BR-364 enquanto acionavam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A ambulância do SAMU interceptou o veículo e iniciou os primeiros atendimentos. Devido à gravidade do ferimento, foi necessário acionar uma unidade de suporte avançado, que encontrou a equipe nas proximidades do Aeroporto Internacional de Rio Branco.
Após estabilização, Itamar foi transferido ao pronto-socorro de Rio Branco, onde deu entrada em estado grave. Ele foi encaminhado com urgência ao centro cirúrgico para uma laparotomia exploratória, procedimento indicado diante da suspeita de hemorragia interna provocada pelo tiro. A Polícia Militar não foi acionada.