Se os políticos não agirem para ajudar os “pobres desbravadores”, a reserva Chico Mendes será destruída. Audiências vazias e blá, blá, blá não resolvem nada, nem gestos simbólicos como cobrir o quadro de Marina Silva. Sua influência permanece, como bem definiu Clarice Lispector: “É presença na ausência.” (A Paixão segundo GH)
Para que o Acre prospere e sua população enriqueça, a floresta, com seus animais e aves, é vista como um obstáculo ao desenvolvimento econômico.
A Reserva é responsável por preservar a muralha verde que protege os rios Acre, Xapuri, Candles, Riozinho do Rola, Andirá, Antimari e seus afluentes, formando uma grande bacia de água doce dando vida às cidades. (ver no mapa acima).
Mas, o que importa deitar no chão a mata que está em pé? Importa o homem, o desbravador, os pioneiros, o progresso, a riqueza, o desenvolvimento e a prosperidade com as “bênçãos de Deus”.
Segundo a Bíblia, Salmo 115:16, : “Os céus são os céus do Senhor, mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens”. Governar não é devastar; é razão e não e não emoção (área em que os sofistas atuais são experts).
Se destruirmos tudo, estaremos próximos de um cenário como o do filme Interestelar. A história mostra que a realidade imita a fantasia. É só ver os desenhos de Galileu Galilei e as histórias de Júlio Verne. O desafio posto é conciliar o desenvolvimento com a preservação da floresta e não estimular ainda mais a ação predatória.
“Não existe na natureza criatura mais sinistra e mais repugnante do que o homem que foi despojado do seu próprio gênio e que se extravia agora a torto e a direito, em todas as direções. (Friedrich Nietzsche)
. Imaginar que o prefeito Tião Bocalom (PL) vai sair candidato a governador por conta e risco, é um erro.
. Bocalom é corajoso e ousado, mas chegou em patamar na política (governa mais da metade da população do Acre) em que a razão pesa na balança do que a emoção.
. Mudando de pau pra cacete!
. Apoiar o discurso do Eduardo e Flávio Bolsonaro sobre o tarifaço do Trump contra o Brasil é um total destampatório.
. Nem mesmo os aliados mais fiéis no Congresso Nacional querem embarcar numa canoa furada dessas.
. Tem graves consequências políticas a curto, médio e longo prazo.
. A linha de frente da chapa tucana para federal tem Vanda Milani, Minoru Kimpara, Pedro Longo…
. Se formar a Federação com o Podemos entra Ney Amorim, Márcia Bittar, Jesus Sérgio e Mazinho Serafim.
. O vice da chapa da pré-candidata ao governo Mailza Assis deve vir da área federal!
. A propósito, o União Brasil perderá no mínimo dois deputados federais para o PL ou outra sigla.
. A chapa da futura Federação Progressista está congestionada.
. Para os mais jovens vai uma de Vicente Celestino:
. Disse um campônio a sua amada/ Minha idolatrada, diga o que quer/ Por ti vou matar/ vou roubar/ Embora tristezas me causes, mulher/ Provar quero eu que te quero/ Venero teus olhos, teu porte, teu ser/ Mas diga tua ordem, espero/ Por ti não importa, matar ou morrer/ E ela disse ao compônio, a brincar/ Se é verdade tua louca paixão/ Partes já e pra mim vá buscar/ De tua mãe inteiro o coração…
. “Uma mãe é para mil filhos, mil filhos não é para uma mãe”. (ditado seringueiro)
. A presença de Michelle Bolsonaro no Acre é para manter o espólio político do marido Bolsonaro.
. Em dias bicudos (Silvio M.), uma frase do Getúlio D. Vargas:
. “O petróleo é nosso”.
. Bom dia!