Menu

Amazonas está entre os estados que não atingiram meta de alfabetização infantil

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Amazonas está entre os estados que não alcançaram a meta de alfabetização de crianças definida pelo Ministério da Educação (MEC) para 2024. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (11) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram que o estado teve desempenho inferior ao registrado em 2023.

A meta nacional era de que ao menos 60% das crianças de até 7 anos — faixa etária correspondente ao 2º ano do ensino fundamental — estivessem alfabetizadas. Apesar de avanços em nível nacional, com o índice subindo de 56% em 2023 para 59,2% em 2024, o país ainda não alcançou o objetivo estabelecido.

Anúncio

Onze estados atingiram ou superaram a meta: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, São Paulo, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Sergipe. Por outro lado, Amazonas, Rio Grande do Sul, Bahia, Paraná, Pará e Rondônia apresentaram queda nos índices em relação ao ano anterior.

Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, esses estados estão sendo acompanhados de forma prioritária para reverter o quadro. No caso do Rio Grande do Sul, o impacto das enchentes foi apontado como fator determinante para a queda acentuada — o estado teve uma redução de 63,4% para 44,7% no índice de alfabetização.

O levantamento envolveu cerca de 2 milhões de estudantes de 42 mil escolas públicas em 5.450 municípios de todo o país. Apenas Roraima ficou de fora da avaliação, alegando que 40% das escolas estão localizadas em territórios indígenas, o que dificultaria a aplicação dos testes.

Os dados seguem os critérios do Indicador Criança Alfabetizada, que avalia se os alunos são capazes de ler e compreender textos simples, localizar informações em textos curtos, interpretar histórias em quadrinhos e escrever com coerência, ainda que com eventuais erros ortográficos.

O MEC estabeleceu como meta que todos os estados brasileiros alcancem ao menos 80% de crianças alfabetizadas até 2030.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.