Globo prometeu que voltaria a exibir a Fórmula 1 em 2025, mas foi passada para trás pela Band - Foto: Reprodução/ Globoplay
A Globo vai voltar a transmitir a Fórmula 1 em 2026. A emissora divulgou nesta sexta-feira (11) que comprou os direitos de exibição da categoria por três temporadas –ou seja, terá a principal categoria do automobilismo até 2028. O acerto acontece quase um ano depois de pagar mico diante do mercado publicitário no Upfronts do ano passado, quando prometeu que teria os Grandes Prêmios da modalidade em sua programação neste ano; ela foi passada para trás pela Band.
Segundo a líder de audiência, o acordo de exibição foi feito em um modelo multiplataforma: ou seja, além da Globo, as corridas serão transmitidas no Sportv e nas plataformas digitais do conglomerado.
Porém, nem todos os GPs terão transmissão ao vivo na TV aberta a cada temporada, 15 circuitos poderão ser vistos pelo público em tempo real, os outros serão exibidos gravados. Os canais Sportv, por sua vez, terão as corridas ao vivo durante toda a temporada, além dos treinos, das sessões de classificação e dos Sprints.
As equipes de reportagem estarão a postos para oferecer uma cobertura especializada no pré e no pós-corrida, com análises aprofundadas, entrevistas e as últimas notícias do mundo da Fórmula 1, promete a emissora.
Como parte do acordo, o conteúdo da categoria também será exibido no Globoplay e com ampla cobertura nos programas de jornalismo e de entretenimento dos canais Globo.
“A TV Globo tem uma longa história de sucesso com a Fórmula 1, que remonta a quando os brasileiros costumavam acordar cedo nos fins de semana para assistir ao Ayrton Senna [1960-1994] e a outros pilotos brasileiros de destaque competirem no auge das corridas. Agora, a Fórmula 1 está de volta em casa, e os fãs terão a chance de uma experiência complementar e ainda mais rica na Globo”, disse Leonora Bardini, diretora executiva da TV Globo, em nota.
Já Eduardo Gabbay, diretor dos Canais Esportivos da Globo, ressaltou: “É uma alegria anunciar o retorno da Fórmula 1 ao Sportv. Os canais fornecerão aos fãs uma cobertura completa de todos os treinos, sessões de qualificação e Grandes Prêmios nos próximos anos. Com programação de qualidade e análise especializada, daremos aos fãs a melhor cobertura”.
“Estou animado em anunciar a Globo como a nova casa da Fórmula 1 no Brasil. Sempre houve uma forte paixão pelo esporte no país, e na Globo encontramos o parceiro perfeito que pode oferecer a cobertura e a programação de alta qualidade que nossos fãs merecem”, valorizou Ian Holmes, chefe de direitos de mídia e conteúdo da categoria.
“Estou ansioso para trabalhar com a Globo, que oferece ampla cobertura, em oferta paga e gratuita, para garantir que possamos continuar a mostrar o drama e a emoção da Fórmula 1 para milhões de fãs em todo este país incrível”, seguiu o executivo britânico.