Categorias: Acre

Médicos do Acre são capacitados para melhorar experiência de pacientes no SUS

Por
Da redação ac24horas

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) realiza até esta quinta-feira, 10, uma capacitação com médicos da rede pública de saúde sobre Oferta de Cuidado Integrado, no Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Universidade Federal do Acre (Ufac).


Segundo a Sesacre, o objetivo é ampliar o acesso da população ao atendimento especializado de qualidade. “A atividade faz parte do programa Agora Tem Especialistas, que integra o Projeto Mais Médicos Especialistas e tem como proposta organizar a atenção especializada por meio da oferta de cuidados integrados, consultas, exames e cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta a apoiadora do Ministério da Saúde na política Agora Tem Especialistas, Elisa Mara Carneiro.


A coordenadora do grupo condutor do programa Agora Tem Especialistas, Érika Oliveira, destaca como a ação contribui para agilizar o atendimento dos pacientes na rede pública. “Estamos trabalhando na capacitação desses médicos na oferta de cuidado integrado, as chamadas OCIs, para que eles possam identificar quando o paciente se encaixa dentro da necessidade desse cuidado integrado, para poder direcionar esse paciente a uma consulta especializada, otimizando o tempo e fazendo com que ele tenha agilidade no seu atendimento”.


Durante a capacitação, os profissionais estão sendo preparados para garantir que os pacientes tenham acesso mais ágil a médicos especialistas, com a expectativa de que, em até 60 dias, consigam passar por consulta e obter diagnóstico, melhorando a qualidade e a resolutividade do cuidado prestado na rede pública.


Foto: Luan Martins/Sesacre

“Vendo a necessidade e a urgência de diminuirmos a fila e o tempo de espera dos pacientes, o programa Agora Tem Especialistas entra com a inserção desse paciente em bloco. Ele vai ter dentro de 30 a 60 dias: consulta, exames necessários e a consulta de retorno, para que ele já possa sair desse conjunto de atendimentos com seu diagnóstico”, afirma a enfermeira reguladora do núcleo de apoio a gestão do Baixo Acre da Sesacre, Lis Brendha Magalhães.


Durante a capacitação, a médica Kelly Bestene Lins destacou a importância da formação para compreender melhor os novos fluxos de atendimento na rede pública. “Com essa nova política, com a presença de médicos especialistas, será fundamental entendermos melhor como funciona esse caminho, principalmente para aquele paciente que espera por um encaminhamento. Saber como ele poderá chegar mais rapidamente ao especialista faz toda a diferença. Para mim, está sendo de suma importância aprender sobre esse processo e entender esse fluxo com mais clareza”, finaliza.


A oficina é promovida em parceria com o Ministério da Saúde, Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) e Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco.


Com informações da Agência de Notícias do Acre


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas