Categorias: Nacional

“Lua do Veado” proporcionará um espetáculo nesta quinta-feira

Por
UOL

Depois do dia mais curto do ano registrado nesta quarta-feira (9), um outro fenômeno espetacular vai ocorrer nesta quinta-feira (10): a lua cheia do mês de julho, conhecida também como “Lua do Veado”. Essa é a lua cheia mais distante do sol em 2025, e poderá ser vista a partir das 18 horas até 00 noite (horário de Brasília). Ela é caracterizada pela luminosidade fascinante e por causar a impressão de estar mais perto da Terra. Por isso, não deixe de tirar um tempinho para contemplar esse verdadeiro espetáculo da natureza.


O que é a Lua do Veado?
Se você não está por dentro dos fenômenos astronômicos, como as fases da lua, provavelmente deve estar se perguntando o que é Lua do Veado. Essa lua nada mais é do que um apelido informal para a lua cheia deste mês. As principais características da Lua de Veado é a sua cor alaranjada, meio avermelhada, e a alta luminosidade. Essa coloração é provocada por um efeito causado pela luz solar refletida na lua, passando pela atmosfera da Terra. Ou seja, não é a cor da lua em si, mas uma perspectiva observada da Terra.


Notícias relacionadas


Um astrofísico faz alerta a Elon Musk: “Mesmo em caso de apocalipse nuclear, a Terra ainda seria um paraíso comparada a Marte”


Não são caças, são aviões do governo da Eslováquia: o dia em que um Airbus A319 e um Fokker 100 roubaram a cena


Psicose por uso excessivo do ChatGPT: cada vez mais pessoas são internadas em hospitais psiquiátricos após contato com chatbots


Por que a lua cheia do mês de julho é conhecida como Lua do Veado?


O nome pode até parecer estranho, mas existe um motivo pelo qual a lua cheia de julho é chamada assim. Acontece que o nome está ligado a uma tradição indígena da América do Norte, que as fases da lua eram nomeadas de acordo as principais características de cada mês. Julho, para os norte-americanos, é o mês em que os veados e cervos começam a desenvolver novos chifres – por isso o nome. Porém, ela também é conhecida como “Lua do Trovão” devido às tempestades de verão que atingem o país durante a época. Já na Europa, a lua cheia desse mês é conhecida como “Lua do Feno”, em referência a época de produção dessa planta.


No entanto, cada lua cheia que ocorre ao longo do ano é apelidada de uma forma diferente. Em junho, por exemplo, a lua cheia recebe o nome de Lua de Morango, por ser a época de amadurecimento da fruta. Já a lua cheia de maio é apelidada pelos norte-americanos como “Lua das Flores”, associada ao florescimento das flores na temporada da primavera.


Como observar a Lua do Veado?

Ninguém quer perder um fenômeno tão fascinante quanto a Lua do Veado. Por isso, é importante saber como observar a lua cheia de julho. Confira algumas dicas a seguir para ter uma excelente experiência enquanto assiste a “Lua do Veado”:


  • Escolha um bom lugar: para ter uma boa experiência, é importante escolher um local a céu aberto, preferencialmente longe de grandes edifícios e com muita luminosidade. Se você mora em cidade grande, a dica é assistir a lua em um local menos iluminado, como parques, ou fazer uma trilha alta e segura para pontos altos;
  • Aposte no binóculos: apesar da Lua do Veado ser visível a lua nu, o binóculos pode melhorar ainda mais a experiência de quem está assistindo e mostrar cada detalhe desse fascinante fenômeno;
  • Verifique o tempo: se na sua cidade o tempo não está muito legal, com muitas nuvens e chuva, não tem muito o que fazer. Para conseguir assistir a lua cheia de julho, o céu precisa estar limpo para uma boa visibilidade.
Compartilhe
Por
UOL