Categorias: Acre

Incêndios em Rio Branco aumentam com tempo seco, alerta Corpo de Bombeiros

Por
Whidy Melo

O período de estiagem tem intensificado as ocorrências de incêndios no segundo distrito de Rio Branco, segundo o tenente Edjonson da Silva, oficial do dia do 2º Batalhão de Educação, Proteção e Combate a Incêndio Florestal (2º BEPCIF) do Corpo de Bombeiros do Acre. Em entrevista realizada nesta quarta-feira (9), o tenente destacou o impacto do tempo seco, da baixa umidade do ar e dos ventos na propagação de queimadas, especialmente em terrenos baldios.


“Devido ao tempo seco, as ocorrências vão aumentando. A vegetação, principalmente em terrenos baldios, está seca, e qualquer fagulha, ou até mesmo queima provocada por populares, com a ajuda do vento e a umidade baixa, ocasiona grandes incêndios”, explicou o tenente. Ele revelou que, só na quarta-feira (9), o batalhão atendeu cinco chamados de incêndio na região do segundo distrito.


A reportagem do ac24horas acompanhou o atendimento a uma ocorrência nas proximidades da Arena da Floresta. Uma área que havia sido queimada pela manhã sofreu sopro de ventos, que provocou uma reignição. Uma fagulha atravessou a rua, encostou em um tecido estendido e quase incendiou uma casa. Os moradores conseguiram controlar as chamas antes da chegada dos bombeiros, que compareceu para fazer novo rescaldo no terreno.


O tenente apontou que a maioria dos incêndios é provocada por ação humana, especialmente pela queima de lixo em terrenos baldios. “Muitas vezes, populares acham desagradável o lixo acumulado e decidem tocar fogo, acreditando ser a melhor solução. Mas, nesta época, com a vegetação seca ao redor, o incêndio se alastra rapidamente”, alertou.


Compartilhe
Por
Whidy Melo