Menu

Corpo de Bombeiros enfrenta primeiros incêndios da estiagem no Juruá

Foto: Juruá Online/reprodução
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) combateu nessa quarta-feira, 9, dois grandes incêndios em vegetação em Cruzeiro do Sul, no Vale do Juruá, marcando o início dos desafios da temporada de estiagem. As chamas, que consumiram áreas próximas ao aeroporto e à Avenida Copacabana, exigiram mais de quatro horas de trabalho intenso das equipes.


O primeiro incêndio, próximo à cabeceira da pista do aeroporto, atingiu mais de 10 hectares de vegetação rasteira e secundária, avançando até as margens do Igarapé Preto. Segundo o comandante regional, Josadac Cavalcante, o acesso difícil obrigou os bombeiros a combaterem as chamas a pé, utilizando mochilas costais para transportar água. “Tudo indica que o incêndio foi criminoso, possivelmente causado por vândalos, já que a área não é usada para pasto nem tem residências próximas”, afirmou.


No fim da tarde, outro foco surgiu na Avenida Copacabana, em um terreno de 500 m² cercado por casas e comércios. As chamas altas ameaçaram construções próximas, incluindo uma clínica, mas a rápida ação dos bombeiros evitou danos maiores e a propagação da fumaça na área urbana.

Anúncio


Para enfrentar a estiagem, o Comando Geral do CBMAC está mobilizando reforços de outras regiões, com viaturas e militares sendo enviados a Cruzeiro do Sul e cidades vizinhas até a próxima semana. Josadac reforçou a importância da prevenção: “Queimar lixo ou limpar terrenos com fogo na zona urbana pode sair do controle. Na zona rural, produtores com autorização para queimadas devem monitorar e isolar a área para evitar que o fogo alcance a floresta.”


O comandante alertou ainda sobre os riscos da fumaça: “Em áreas urbanas, fagulhas podem entrar nas casas. Mantenham portas e janelas fechadas durante incêndios próximos.” A população pode denunciar queimadas ilegais ou focos de incêndio pelo telefone 193, ou pelos canais das autoridades ambientais.


Com informações de Juruá Online


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress