Categorias: Eventos

Com presença da ministra Sônia Guajajara, FestCine Originários abre programação no Acre

Por
Terezinha Moreira

Tarauacá (AC) – A segunda edição do Festival de Cinema Indígena Itinerante – FestCine Originários – começou nesta quarta-feira (9), na Aldeia Yawatxivan, localizada na Terra Indígena Yawanawa do Rio Gregório, em Tarauacá, Acre.


A abertura do evento, que integra a programação da COParente — conferência preparatória rumo à COP30 — contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da deputada federal Célia Xakriabá (MG), da secretária estadual dos Povos Indígenas, Francisca Arara, além de lideranças indígenas de todo o Acre.


O festival tem como proposta fortalecer a articulação entre povos e organizações indígenas do Acre e do Amazonas em temas centrais da agenda climática, como biodiversidade, salvaguardas, créditos de carbono e repartição de benefícios.


Idealizado por Moisés Alencastro, o FestCine apresenta obras que valorizam a produção audiovisual indígena. Nesta edição, serão exibidos dez filmes, entre curtas, médias e longas-metragens — incluindo a estreia do documentário Saiati Munti, da cineasta indígena Nedina Yawanawá.


Na estreia, o público assistiu aos curtas Bimi Shul Kaya (Isaka Huni Kuin e Zezinho Yube), Brasil é Terra Indígena (Maya Dourado), Awara Nane Putane: Uma História do Cipó (Sérgio de Carvalho) e Sementes (Isabelle Amsterdam).


O projeto conta com apoio do Ministério da Cultura, Prefeitura de Rio Branco, Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e financiamento da Lei Paulo Gustavo, além de parcerias com a ASCY (Associação Sociocultural Yawanawa), o deputado estadual Edvaldo Magalhães e a Chapelaria Sol e Lua.


Mais informações e a programação completa estão disponíveis no perfil @festcineoriginarios.


Compartilhe
Por
Terezinha Moreira