O Acre seguirá sob a influência de um forte bloqueio atmosférico nos próximos dias, mantendo o tempo seco, ensolarado e sem previsão de chuvas. A informação foi divulgada nesta quinta-feira, 10, pelo pesquisador meteorológico Davi Friale, que aponta uma massa de ar seco e denso como a responsável por impedir a chegada de novas frentes frias e de umidade à região.
Segundo o boletim, o bloqueio é consequência da última onda de frio polar que atingiu o estado no início de julho. A massa de ar seco que se instalou desde então funciona como uma barreira, dificultando tanto a entrada de novas ondas de frio quanto a aproximação de nuvens carregadas vindas do Atlântico.
“Assim, o Acre vive, nestes dias, o mesmo clima dominante dos desertos, ou seja, quente e ensolarado, com noites amenas e estreladas. Portanto, este fim de semana será com muito sol, baixa umidade do ar e noites amenas e estreladas no Acre. O dia estará ventilado, com ventos soprando da direção sudeste”, pontuou.
Friale também alertou para os riscos à saúde provocados pela baixa umidade relativa do ar, que deve variar entre 20% e 30% neste fim de semana, nível considerado de atenção pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “Alertamos para a baixa umidade do ar, que, neste fim de semana, poderá ficar entre 20 e 30%, caracterizando o estado de atenção para a saúde humana, principalmente no leste e no sul do estado, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira”, finalizou.