Foto: David Medeiros
Foi inaugurada na manhã desta quarta-feira (9), em Rio Branco, a nova Casa da Cultura, espaço dedicado aos fazedores de cultura da capital acreana. A cerimônia contou com apresentações de dança, capoeira e quadrilha junina, e reuniu representantes do setor cultural, gestores públicos e artistas locais.
A iniciativa marca um passo importante para o fortalecimento da cultura no município. Segundo o prefeito Tião Bocalom, o investimento na obra foi de R$ 368 mil, em sua maioria proveniente de uma emenda parlamentar do senador Sérgio Petecão (PSD), que não pôde comparecer ao evento.
Foto: David Medeiros
“Nós procuramos valorizar o esporte, mas também valorizar muito a cultura. Quando chegamos à prefeitura, o orçamento da cultura era de 300 mil reais por ano. Chegamos a dois milhões e meio em 2023, e em 2024 algo próximo disso”, afirmou o prefeito. “A maior prova está aqui agora, um espaço dedicado exclusivamente àqueles que fazem cultura, que promovem alegria na vida das pessoas.”
O novo espaço, além de atender artistas e agentes culturais, em geral, também funcionará como sede da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre. Para o representante da entidade, a entrega da Casa da Cultura representa uma nova fase para o movimento. “Aqui é a nossa casa. É a nossa vida, uma história que a gente está reconstruindo novamente. Para nós, isso é a entrega de uma nova vida, um novo futuro para o movimento unido estadual”, declarou.
Foto: David Medeiros
Klowsbey Pereira, presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), destacou que o local será um ponto de apoio constante aos grupos culturais da cidade. “Visa valorizar ainda mais os fazedores de cultura do município, especialmente os quadrilheiros. Aqui será oferecido workshop, apoio, recursos. É a realização de um sonho.”
Já o secretário municipal de Infraestrutura, Antônio Cid, ressaltou o caráter simbólico e funcional do novo espaço. “O pessoal da cultura não tinha um endereço qualificado para pensar cultura, praticar cultura, trazer cultura pra nossa cidade. Aqui não é apenas paredes. É um local de concentração de técnicos, admiradores, artistas, pessoas que fazem cultura em Rio Branco”, afirmou.
Foto: David Medeiros
A Casa da Cultura passa a integrar o circuito cultural da capital como um espaço público permanente, voltado ao incentivo, articulação e formação de iniciativas culturais de diferentes segmentos.