Menu

Rio Branco e Cruzeiro do Sul tem níveis de poluição no ar acima das diretrizes da OMS

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A qualidade do ar em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, na manhã desta quarta-feira (9) é mais de duas vezes pior do que as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. A capital é a quarta, no ranking de cidades brasileiras mais poluídas. As informações são da plataforma IQAir, que mede a qualidade do ar em todo o mundo.


De acordo com a plataforma, o ar em Rio Branco às 7h00 mediu 11.9 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico) em um sensor localizado no bairro Tucumã, 2.4 vezes acima da recomendação da OMS. Outros sensores instalados na Vila do V, Bujari e Senador Guiomard indicam boa qualidade no ar, o que sugere que a poluição presente na capital esteja relacionada a queimadas na mesma micro região.


Com o resultado, Rio Branco é a quarta cidade mais poluída do Brasil para o horário aferido. São Paulo (SP) ocupa o primeiro lugar; Manaus (AM), o segundo; Camaçari (BA), o terceiro.

Publicidade


Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, também registra nível acima da média em poluição do ar. Um sensor localizado no campus da Universidade Federal do Acre mediu 10.2 µg/m³, número duas vezes acima do recomendado.


Os resultados da medição em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul deixam a qualidade do ar na classificação “moderada”, quando são recomendados o uso de máscaras em atividades externas, o uso de purificadores de ar, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.


*as informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress