Menu

Quem foi que disse?

Foto: Vinicius Loures/Câmara

Acompanho os movimentos de todos os deputados federais da bancada acreana, suas ações, atuações, declarações, e não tenho o temor de citar ser a deputada federal Socorro Neri (PP), foto, um raro destaque no mandato. Ao pautar no seu mandato a Educação, a sustentabilidade, e buscar sempre estar nos municípios ouvindo o que quer a população que caiba numa ação sua para resolver, Socorro até aqui justificou ter sido a parlamentar mais votada na última eleição. Acertou ao passar ao largo da discussão ideológica idiota dos radicis de direita e de esquerda. Cumpre um belo mandato. Quem foi que disse que lugar de mulher não é na política?


NA POLÍTICA, NÃO DUVIDE DE NADA


Ninguém me disse nada a respeito, mas tenho a desconfiança que na conversa do Gladson Cameli com o prefeito Tião Bocalom, este deve ter tentado conseguir uma declaração do governador, que caso a candidatura da Mailza Assis (PP) ao governo não decole, seu nome seja chamado num Plano B. Não é nada confirmado, apenas uma ilação. Só não entra na cabeça de ninguém com mais de um neurônio que o Gladson e o Bocalom se encontraram apenas para discutir parcerias administrativas. Tudo, menos isso.


UMA PEDRA NO CAMINHO


Como disse o poeta: – No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho… e na disputa do governo tem uma pedra chamada Mailza, para os que tentam desmobilizar a sua candidatura ao governo: a partir de abril de 2026 ela será governadora e com a caneta na mão. A Mailza não vai abrir mão da sua candidatura, porque sabe que cavalo selado não costuma passar duas vezes no mesmo lugar.


FALTA MOTIVO


Até porque a campanha nem começou e falta motivo que a leve desistir de disputar o governo, estando no cargo de governadora durante a campanha. Uma caneta na mão de um governante costuma fazer milagre.


PSB VAZIO


O PSB, que tinha papel de importância na Frente Popular do Acre, com deputados, secretários, vice-governador, hoje está reduzido a um partido nanico. O único deputado da sigla, Adailton Cruz (PSB), já anunciou que deixará o PSB. Sobraram o César Messias e o Jenilson Leite disputando para ver quem será o último a apagar a luz.


CONVITE FORMAL


Na reunião desta semana em Brasília entre o presidente regional do MDB, Vagner Sales; o senador Alan Rick (UB), e o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, este convidou oficialmente Alan a se filiar no partido, com a promessa que sua candidatura terá prioridade financeira, já que o MDB terá poucos candidatos a governador. A conversa avançou, mas nenhum martelo foi batido no encontro.


TEMPOS BICUDOS


Para o MDB, a vinda do senador Alan Rick (UB) seria a salvação, já que em carreira solo teria sérias dificuldades de montar uma chapa forte para disputar vagas na Câmara Federal. Os tempos no MDB são bicudos, como na maioria dos partidos.


FECHADA EM COPAS


Quem se encontra fechada em copas é um dos poucos grandes trunfos políticos de liderança dentro do MDB, a ex-deputada federal Jéssica Sales. Pode ser vice em alguma chapa para o governo ou candidata a deputada federal. O problema é que ser vice seria como brecar sua carreira política, e o MDB não conseguiu montar uma boa chapa para a Câmara Federal, o que complica uma candidatura sua nesta área.


QUESTÃO ESTRATÉGICA


Conversei ontem com um apoiador próximo do senador Alan Rick (UB), e este me revelou que o Alan já tem convicção que a vice-governadora Mailza Assis (PP) será a candidata ao governo da Federação PP-União Brasil. Mas, só vai deixar o UB depois que o desfecho se tornar oficializado.


HÁ QUEM AFIRME


Embora nunca tenha feito qualquer anúncio neste sentido, há quem afirme dentro da prefeitura que a primeira-dama Kelen Rejane, deve ser candidata a deputada estadual pelo PL. O tempo dirá quem está certo.


INOCENTES ÚTEIS


As declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, e o tarifaço contra o Brasil, ataques ao presidente Lula e o STF; e elogiando o ex-presidente Bolsonaro terão impacto zero na vida política do ex-presidente. Continuará inelegível, com tendência de ser condenado no STF por tentativa de golpe, e tudo que o Trump disser será uma marolinha, por um motivo: o STF é soberano e não uma repartição do presidente dos EUA. Pensar o contrário é ser inocente útil.


SABE ESTAR FORA


O ex-presidente Jair Bolsonaro tem todos os defeitos já conhecidos, mas não é nenhum tapado, sabe que não poderá disputar a eleição do próximo ano e estará fora do jogo da presidência. Terá que se contentar em ser mero cabo-eleitoral.


PREJUDICA OS EMPRESÁRIOS


O tarifaço aplicado pelo Trump ao Brasil não ajuda o seu amigo Jair Bolsonaro em nada; se alguém sair prejudicado será o empresariado brasileiro, por exclusiva culpa do ex-presidente. O resto é ufanismo dos bolsonaristas com o fanfarrão Trump. E Trump ainda deu um discurso ao Lula e ao PT, de ele e o Bolsonaro trabalharem contra o país. A esperteza às vezes cresce e come o dono.


NINHO VAZIO


Pelo andar da carruagem, os candidatos a deputado federal pelo PSDB terão que procurar outro partido para a disputa da Câmara Federal. Os tucanos estão com sérias dificuldades para montar uma chapa competitiva.


NOME NOVO NO JOGO


Pode surgir um candidato com tendência a tirar muitos votos para deputado estadual no reduto de Brasiléia. As conversas partidárias avançam e podem ser fechadas.


BASE NO JURUÁ


Os deputados Luiz Gonzaga (PSDB), Antônia Sales (MDB), Nicolau Júnior (PP) e Maria Antônia (PP), são nomes que devem ser muito bem votados no Juruá, todos na busca da reeleição.


O PAU QUE BATE EM CHICO….


É uma faca de dois gumes um candidato achar que vai se eleger pelo número de prefeitos que estão lhe apoiando. Tem que saber se na época da campanha ele está bem ou mal avaliado entre os moradores. Se tiver mal avaliado o apoio tira votos ao invés de dar. Pau que bate em Chico, também, bate em Francisco.


OBRAS NÃO ELEGEM


É um erro de gestores públicos acharem que por fazer uma ou outra obra pública grande será incensado pelos eleitores nas urnas. O eleitor pensa mais além das obras, o que define uma eleição no estado é quanto o candidato terá para gastar na campanha, o resto é euforia e conversa fiada para boi dormir. O Lula bancou todas as pontes que existem na BR-364 para Cruzeiro do Sul, jogou dinheiro a rodo no estado; os candidatos do PT eram eleitos e ele
nunca ganhou uma eleição no Acre.


PINDAÍBA DE CANDIDATOS


A Federação formada pelos partidos de esquerda capitaneados pelo PT, vive uma pindaíba de candidatos a deputado federal. A única com votos é a ex-deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), mas sem companheiros de densidade eleitoral na chapa, não conseguirá se eleger. Isso é óbvio. Precisam somar 50 mil votos.


QUEBRANDO PARADIGMAS


O MDB sempre costumou entregar as presidências dos diretórios regional e municipal a nomes com longa tradição partidária. Por isso, a surpresa na escolha do recém-chegado Marcus Alexandre, para presidir o diretório municipal do partido, substituindo o decano Chagas Romão.


FRASE MARCANTE


“O homem nasce com as mãos fechadas, mas agoniza com as mãos abertas porque, ao entrar no mundo, ele deseja agarrar tudo, mas ao deixá-lo não leva nada consigo”. Talmud.


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

plugins premium WordPress