Categorias: Acre

Memecoins 2.0: Além do hype, as memecoins podem oferecer valor real em 2025?

Por
Da redação ac24horas

No mundo das criptomoedas, existe muito mais do que apenas Bitcoin, que é a moeda digital que lidera o mercado. E isso acontece porque o mercado cripto é diverso, ou seja, há um produto ideal para quase todo tipo de investidor.


Embora muito se fale sobre moedas descentralizadas convencionais, também existem as memecoins. E ainda que provavelmente o preço bitcoin dólar seja um dos temas que mais te interessem no momento, você não pode perder de vista esse tipo de criptomoeda.


Para muitos, as memecoins não passam de piadas e memes virais da internet, mas a verdade é que já ocupam um lugar importante no mercado, pois conseguiram atrair a atenção de milhões de investidores de diferentes perfis.


Mas espere… porque aquela piada da internet pode estar prestes a deixar de ser só uma piada. Ainda que as memecoins não se comparem a um ativo tão competitivo quanto Bitcoin, elas podem evoluir para algo muito maior, e é justamente disso que falaremos a seguir.


O início das memecoins

As memecoins são vistas como uma grande piada para muitos investidores, e isso tem muito a ver com a forma como foram criadas. Durante o auge especulativo do mercado cripto, Billy Markus e Jackson Palmer decidiram criar uma moeda digital que não passava de uma brincadeira, e lançaram a Dogecoin em 2013.


Naquele momento, foi uma verdadeira sátira ao modelo proposto pelo sistema cripto. Mas tudo mudou poucos anos depois, quando as memecoins começaram a se tornar um fenômeno de interesse mundial. Na verdade, um dos grandes responsáveis pelo impulso dessa criptomoeda e, de certa forma, pelo crescimento das memecoins, em geral, foi Elon Musk.


O bilionário, em 2021, começou a fazer publicações frequentes sobre a Shiba Inu, outra criptomoeda meme que logo se tornou viral graças a Elon Musk, que, com apenas alguns tweets, fazia o valor da moeda alcançar novos recordes históricos.


As memecoins e o componente especulativo

Está bastante claro que o componente especulativo está presente no mercado cripto de forma geral. O ponto é que esse componente não afeta todos os ativos da mesma forma.


Por exemplo, embora exista especulação em outras criptomoedas, as memecoins lideram a lista. Isso acontece porque as variações em seu valor estão ligadas a tendências virais nas redes sociais.


Se alguma celebridade faz uma publicação sobre uma memecoin, é possível que seu volume de negociação dispare, já que é impulsionado por fatores externos que podem manipular o modo como o ativo sobe ou desce. Isso faz com que os investidores possam experimentar grandes lucros ou perdas em apenas alguns minutos, o que tem gerado muitas críticas sobre o futuro das memecoins e sua real relevância.


O que é fato é que, neste momento, as memecoins ainda não têm fundamentos sólidos, mas isso pode mudar em breve.


Tudo está prestes a mudar

A evolução é necessária, e as memecoins estão prestes a passar por uma grande transformação. Durante anos, elas foram vistas como piadas no mercado, mas o futuro pode ser bem diferente.


Neste momento, está sendo desenvolvido um novo capítulo para as memecoins, com as chamadas memecoins 2.0, que prometem oferecer maior respaldo, menos especulação e manter o estilo irreverente que as tornou populares.


Mais tecnologia

O que começou como uma piada agora está se tornando um assunto sério. Por exemplo, criptomoedas como a Shiba Inu criaram sistemas de segunda camada que tornam as transações mais rápidas e baratas, melhorando a experiência para os investidores.


Isso faz com que as memecoins mantenham sua essência viral, mas sejam também mais úteis e seguras. E quanto mais seguras são, mais eficientes se tornam.


Relevância social

Embora ainda exista um certo ar de piada em torno das memecoins, também é verdade que elas se transformaram em ferramentas com impacto social positivo.


Por exemplo, diversas organizações ao redor do mundo aceitam doações em Dogecoin. Assim, quem investe nesse tipo de ativo pode também contribuir com causas sociais.


As memecoins são arriscadas?

Antes de tudo, precisamos dizer que investir em qualquer tipo de ativo é arriscado, seja ele descentralizado, tradicional ou uma memecoin.


Na prática, todo produto de investimento envolve riscos, e você precisa analisar se está disposto a assumi-los, ou se prefere evitá-los.


No caso das memecoins, está bem claro que são ativos altamente especulativos, com variações extremas de valor, o que torna o investimento mais arriscado.


Por outro lado, essa mesma volatilidade pode ser atraente, já que, assim como há risco de perda, há também grande potencial de lucro.


Nesses casos, o ideal é fazer investimentos conscientes, diversificados e que não comprometam sua saúde financeira.


O futuro das memecoins

O futuro das memecoins é mais promissor do que parece. Com o passar dos anos, esse tipo de criptomoeda vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, e a perspectiva é positiva.


O avanço dependerá das mudanças que estão por vir, mas espera-se que as condições melhorem. Isso pode atrair investidores de diferentes níveis e impulsionar também o preço dos ativos.


Mas para que isso aconteça, ainda será necessário algum tempo. Portanto, este é o momento ideal para aprender mais sobre esse tipo de investimento.


 


 


Compartilhe
Por
Da redação ac24horas