Na eleição do próximo ano, mais uma vez as mulheres serão a minoria nas chapas que disputarão vagas na Câmara Federal. Socorro Neri (PP), Fernanda Hassem (PP), Vanda Milani (PSDB), Antônia Lúcia (Republicanos), Márcia Bittar (Podemos), Leila Galvão (MDB), Delcimar Leite (Republicanos), são as mulheres com candidaturas confirmadas. Uma olhada nos nomes vai se notar que todas já passaram pelo teste das urnas. Seja na Câmara Federal, como deputada estadual, prefeita, vice-prefeita, não são amadoras. Pelo menos dois desses nomes, com alta chance de conseguir se eleger. Não será por falta de mulheres candidatas que o eleitor deixará de escolher uma delas para deputada federal. Macharada, abram alas, as mulheres pedem passagem.
FARINHA APARTADA
O deputado Tanízio (MDB) rompeu a aliança política com o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB), e demitiu todos os seus aliados do seu gabinete na ALEAC. Cada um para seu lado e farinha apartada. A vida segue.
NÃO SEM RAZÃO
Razão não faltou ao deputado Tanízio Sá(MDB) para tirar todo o pessoal do Marcus Alexandre (MDB) do seu gabinete. É que o Marcus decidiu ser candidato a deputado estadual. Ou seja, o Tanízio não iria engordar adversário na disputa de vaga na ALEAC, já que sairá à reeleição.
ÚNICA COM CHAPA
A futura Federação formada pelo PP-União Brasil já nasce com chapa quase completa para a eleição de deputado federal no estado. Tem seis dos atuais parlamentares, e ainda um primeiro suplente e uma ex-prefeita. Falta apenas um candidato para fechar a chapa completa de nove candidatos.
CORRENDO ATRÁS
Podemos, MDB, PSD, PSDB, PT e aliados, não conseguiram até aqui conseguir nomes com densidade eleitoral para formar chapas para brigas por vagas na Câmara Federal.
O RESTO É QUIROMANCIA
Cedo, cedo demais para se apontar quem pode ou não se eleger governador no próximo ano. Não sabemos nem como estará o cenário em 2026, que alianças estarão formadas, e como estarão cada candidato nas pesquisas. O resto é exercer quiromancia.
SEIS POR MEIA DÚZIA
Nada a mais do que o militante Cesário Braga faria se fosse o presidente do PT, o atual presidente e vereador André Kamai (PT) vai fazer no comando da sigla na próxima eleição. Continuarão as dificuldades para o campo da esquerda formar chapas fortes para deputado estadual e federal. Brecar o Cesário na presidência do PT e colocar o Kamai, foi trocar o seis por meia dúzia.
GOLPE FATAL
Caso se confirme a filiação da Procuradora Vanda Milani (PSDB) no PL para disputar um mandato de deputada federal, será um golpe duro na meta dos tucanos de formar uma chapa forte para a Câmara Federal.
MISTÉRIO MANTIDO
O senador Alan Rick (UB) vai manter em mistério até a Federação do PP-União Brasil anunciar que ele não será o candidato ao governo, em que partido se filiará caso se confirme que foi rifado. MDB e Republicanos são os partidos que mais sonham com sua filiação. O PSD está naquela de se o Alan vier tudo bem, se não vier, também, tudo bem.
BARRIGA CHEIA
O Congresso acusa o governo Lula de fazer gastança com o recurso público. É o típico caso do sujo falando do mal lavado. As emendas parlamentares pularam de 6 bilhões para 44 bilhões em 10 anos. E mais recentemente, aumentaram o número de deputados federais. Como atirar pedras no telhado do vizinho, estando de barriga cheia?
VAI DAR BO
Pelo que foi publicado na última edição da revista VEJA, está na bica para sair no STF a condenação de quatro deputados federais por mau uso das emendas parlamentares. E que a apuração do STF pelo ministro Flávio Dino se estende a um grupo grande de parlamentares federais.
NÃO DUVIDO NADA
Acho improvável que vá para um jogo suicida, mas em política tudo pode acontecer. Por isso, não veria como coisa de outro mundo o prefeito Tião Bocalom sair candidato ao governo em 2026, mesmo a vice-governadora Mailza Assis sendo candidata com a caneta do governo na mão e apoiada pelo Gladson. Do Velho Boca, não duvido nada.
“MUITO COMPLICADO”
A afirmação acima foi feita ao BLOG pelo senador Sérgio Petecão (PSD), quando perguntado como estava a formação da chapa de candidatos a deputados federais no seu partido.
VAMOS ACORDAR
O PT não é mais governo, então, vamos deixar essa mania de acusar o PT por obras não realizadas no estado e na capital. Se elegeram para o governo e prefeitura da capital prometendo que tinham solução para os problemas não resolvidos pelos governos petistas. O PT é passado.
MUITO CUIDADO
Numa sala do DERACRE estavam o ex-governador Romildo Magalhães, o ex-secretário de Agricultura, Zezé Gouveia; o ex-secretário de Fazenda, George Pinheiro; o ex-chefe de gabinete Emílio Asmar, e eu; na época secretário de Comunicação; representantes do sindicato dos professores, quando o governo para ser agradável, sem caixa para bancar, resolveu ceder às pressões e dar um aumento para os os professores, que saíram da sala festejando, o governo não teve como pagar, atrasou os salários e foi execrado. O governador Gladson tem que olhar seu caixa antes de atender às justas reivindicações salariais de várias categorias funcionais, para não repetir o erro do governo do Romildo.
SENTADO NA GRANA
O candidato ao governo que terá maior Fundo Eleitoral na campanha do próximo ano no estado, será o escolhido pela Federação PP-União Brasil. Por isso, a disputa entre o senador Alan Rick (UB) e a vice-governadora Mailza Assis (PP) para ser comandante da soma milionária.
OLHO NO NÚMERO
Um partido para eleger o primeiro deputado federal na eleição do próximo ano deverá sua legenda obter um mínimo de 50 mil votos. Olho no número, que não é fácil de ser alcançado. Por isso, a dificuldade que as siglas estão tendo para montar as suas chapas.
GRANDE ESPERANÇA
A grande esperança do MDB é ver o senador Alan Rick (UB) filiado ao partido, para ter a facilidade de conseguir montar uma chapa forte a deputado federal, tendo um candidato próprio ao governo. Por enquanto, isso é sonho.
DOIS DESTAQUES
Os vereadores Eber Machado (MDB) e André Kamai (PT) são os dois nomes de destaque na oposição à gestão do prefeito Tião Bocalom. São os que mais exercem o papel de fiscais do povo, para cujo foco foram eleitos. Os demais fazem cobranças eventuais.
CONSEGUIU UNIDADE
A vice-governadora Maila Assis conseguiu a unidade do governo e da base do governo em torno da sua candidatura a governadora em 2026. O seu desafio agora é ampliar este cenário no meio dos segmentos populares, porque serão estes a decidir a eleição para o Palácio Rio Branco.
FRASE MARCANTE
“Quando você parar de contar todos os detalhes da sua vida aos seus amigos, seus inimigos ficarão sem informação”. Autor desconhecido.