Categorias: Destaque 1

Incêndio em Área de Proteção Ambiental em Rio Brando poluiu o ar e queimou 20 hectares

Por
Whidy Melo

O incêndio que queimou uma região de Área de Proteção Ambiental (APA) no bairro Irineu Serra, nesta terça-feira (8), em Rio Branco, atingiu uma área estimada em 20 hectares e os céus da capital que estavam com boa qualidade do ar passaram a ter nível de poluição moderado. Os dados são da plataforma IQAir, referência em monitoramento de qualidade do ar em todo o mundo, e do Corpo de Bombeiros.


De acordo com os dados, um sensor localizado no bairro Tucumã, a cerca de 2,7km de distância da região do incêndio, detecta 9.2 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico). O número é 1.8 vezes o valor da diretriz anual da Organização Mundial de Saúde (OMS) e resulta na recomendação pelo uso de máscaras, redução de exercícios ao ar livre e uso de purificador de ar em casa com janelas e portas fechadas. A plataforma mostra ainda que a transição de 4.3 µg/m³, ao meio dia e 30 minutos, quando o Corpo de Bombeiros foi chamado, para 9.2 µg/m³ às 17h00.


O major Freitas Filho, do Corpo de Bombeiros, disse ao ac24horas que estima 20 hectares atingido pelas chamas e falou sobre o trabalho feito pela corporação. “Nossa estimativa inicial tá dando cerca de 20 hectares. Fomos chamados cerca de meio dia e meia, uma hora depois que chegamos ao local o incêndio já era tido como controlado, por tinha cerca de seis frentes de trabalho. Foram usados 70 operadores, oito viaturas, drones, equipamentos operacionais diversos, até ambulância nós levamos para o local, dada a complexidade do incidente”, afirmou. A ocorrência está sendo finalizada.


Compartilhe
Por
Whidy Melo