Um incêndio de grandes proporções, iniciado na manhã desta terça-feira, 8, entre os bairros Defesa Civil e Caladinho, na parte alta de Rio Branco, mobilizou 70 bombeiros militares. O fogo começou em uma área de vegetação e se alastrou rapidamente, exigindo grande esforço da equipe para conter as chamas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros do Acre, a ocorrência foi registrada no Centro de Operações por volta das 12h20, inicialmente como um pedido de apoio à equipe de salvamento que já atuava no bairro Jorge Lavocat e evoluiu com rapidez e formou duas frentes distintas.
Segundo o major Freitas Filho, que está no comando da operação, todos os militares que participaram da Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC) Florestal, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, foram destacados para atuar nessa ação.
“Deslocamos todos que participaram da INC Florestal para esta operação, tendo em vista a criticidade que nos foi apresentada no momento em que fomos acionados. A maioria está nas frentes de combate, protegendo as residências e combatendo os focos que estão gerando poluição atmosférica”, explicou.
A previsão, segundo o comandante, é que o incêndio esteja totalmente controlado até as 18h. No entanto, ele alertou para possíveis atos de vandalismo que estariam dificultando o trabalho da equipe.
“Há indícios de vandalismo aqui no local. Em alguns pontos onde o fogo já havia sido controlado, vândalos estão reincendiando a vegetação. Isso tem dificultado bastante o nosso trabalho”, relatou.
O major pediu a compreensão dos moradores. “Pedimos a compreensão da comunidade, pois muitas pessoas sofrem não apenas pelo risco de perda do patrimônio, mas também por questões de saúde, pelo pânico provocado e por todos os riscos associados a esse tipo de evento”, destacou o major.
Assista ao vídeo:
Confira mais fotos: