O sistema analógico de telefonia fixa será desativado em 14 municípios do Acre no segundo semestre deste ano, como parte da transição para a tecnologia digital. A medida, que visa modernizar o serviço e melhorar a qualidade das comunicações, atinge as cidades de Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Manoel Urbano, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Porto Walter, Santa Rosa do Purus, Senador Guiomard e Xapuri.
A substituição do sistema analógico pelo digital, no entanto, não representa o fim da telefonia fixa nessas localidades. Muitos estabelecimentos e usuários já migraram para soluções mais modernas, como a telefonia via internet (VoIP), e o uso de celulares tem suprido a demanda, principalmente em áreas mais remotas.
Segundo o Ministério das Comunicações (MCom), o cronograma nacional previa a conclusão da migração até o mês passado. Desde 2022, o Acre já havia registrado o cancelamento de 86.879 linhas fixas, reflexo direto da popularização de aplicativos gratuitos de mensagens, como o WhatsApp.
Com informações do Jornal A Tribuna