Menu

Rio Acre atinge menor cota dos últimos 11 anos para o período na capital

Foto: Whidy Melo/ac24horas
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O rio Acre em Rio Branco mede 1,88m nesta segunda-feira (7) e atinge a menor cota dos últimos 11 anos para o período, se igualando a 2016 e superando 2022, quando o manancial atingiu 2,12m. A Defesa Civil do Município deu início à Operação Estiagem, que dá apoio e distribuição de água potável nas áreas mais vulneráveis.


De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, tenente-coronel Cláudio Falcão, o período climático, que é caracterizado pela escassez das chuvas, causa impactos diretos na vida de milhares de pessoas e provoca o órgão a atuar em defesa das pessoas, principalmente àquelas que estão em locais críticos. “Estamos coordenando ações preventivas, emergenciais e de monitoramento, com foco na redução dos riscos, na proteção da população e na garantia do abastecimento de água em regiões críticas. A operação Estiagem contempla visitas técnicas, apoio logístico, distribuição de água potável, orientação comunitária, além do mapeamento das áreas mais afetadas para atuação rápida e eficaz”, disse.


O rio Acre, em Rio Branco, atingiu no dia 21 de setembro de 2024 1,23 metro, a menor cota já registrada na história da capital acreana desde o início do monitoramento pelos órgãos de controle, em 1971. O recorde anterior era de 1,25 metro, registrada em 2 de outubro de 2022.

Publicidade


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress