Vanderson (Armando Babaioff) terá uma surpresa ao ver Sofia (Elis Cabral) de perto pela primeira vez em Dona de Mim. Ele ficará hipnotizado pela menina, a achará a cara de Ellen (Camila Pitanga). O pilantra seguirá com ações judiciais até conseguir a guarda da filha. Seu golpe, porém, culminará numa tragédia: a morte de Abel (Tony Ramos).
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo desta segunda (7) na novela das sete da Globo, Jaques (Marcello Novaes) avisará Vanderson que Sofia irá a um laboratório para tirar sangue para o exame de DNA.
O golpista então aparecerá no local, como quem não quer nada. Ele aproveitará um breve momento em que Leo (Clara Moneke) terá se afastado para pegar água para a menina e ficará cara a cara com a filha.
“Vanderson se aproxima de Sofia, agacha até ficar da altura da menina e a encara, hipnotizado”, diz o roteiro entregue à equipe da novela. “Você deve ser a Sofia. Você sabe quem eu sou? Eu sou o seu papai”, falará o vilão. “O meu outro pai?”, a garotinha perguntará, e ele assentirá.
Leo enfim chegará com a água e se assustará. “Sofia! Já te ensinei a não falar com estranhos”, esbravejará a babá. A menina se esconderá atrás dela, assustada. “Um pai não é um estranho pra própria filha”, argumentará o bandido. “Vai embora, Vanderson. Tem uma medida protetiva contra você. Vou ligar pra polícia”, avisará a personagem de Clara Moneke.
Abel também aparecerá neste momento e mandará a babá e a criança saírem dali. Ele ainda ameaçará Vanderson, que concordará em ir embora, mas afirmará que lutará pela guarda da filha até o fim.
Ele não só ameaçará como também conseguirá de fato, na Justiça, o direito de ficar com Sofia. Abel perderá até seu nome na certidão da menina, pois o juiz acreditará que ele agiu de má-fé ao registrar a garota mesmo sabendo que não era o pai biológico dela.
Após esta reviravolta, o personagem de Tony Ramos se desesperará e oferecerá uma fortuna para Vanderson deixá-lo ficar com Sofia e sumir no mundo. O pilantra aceitará, e quem não gostará nada disso será Jaques.
O personagem de Marcello Novaes chegará a sabotar o freio do carro do próprio irmão, para que ele sofra um acidente, morra e deixe o caminho livre para a presidência da Boaz.
Em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo de 28 de julho, o plano do vilão se concretizará. Abel sofrerá um grave acidente de carro e será dado como morto.
Jaques ainda arrumará uma maneira de incriminar Vanderson: ele deixará um canivete do malandro jogado no estacionamento onde Abel parava seu carro, para que a polícia ache que o pai biológico de Sofia sabotou o veículo.
Assim, a família de Abel ficará arrasada com a morte do patriarca. Sofia, por sua vez, não terá mais nenhum pai, pois Vanderson fugirá. Ela será cuidada pelos irmãos, pela avó e por Leo.