Menu

Manaus terá Polícia Municipal com agentes armados, anuncia prefeito

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou nesta semana a criação da Polícia Municipal, nova força de segurança da capital amazonense. A iniciativa está alinhada à emenda constitucional aprovada recentemente pelo Senado, que autoriza a transformação das guardas municipais em corporações com funções policiais.


Segundo o prefeito, a cidade contará com dois modelos distintos de atuação: a tradicional Guarda Municipal, voltada à proteção patrimonial, e a nova Polícia Municipal, que terá atribuições operacionais e atuará armada.


David Almeida destacou que 250 agentes já foram contratados por meio do primeiro concurso público da história da Guarda Municipal de Manaus. Ele também confirmou que outros 150 aprovados da lista de reserva iniciarão o curso de formação no dia 19 de agosto. Com isso, o efetivo deve chegar a 450 agentes armados até o fim de 2025.

Publicidade


A previsão da Prefeitura é realizar um novo concurso público no próximo ano para a contratação de mais 550 policiais municipais, ampliando o efetivo para cerca de mil profissionais, somando guardas patrimoniais e operacionais.


“A Guarda existe há 75 anos e só agora, com nossa gestão, conquistou esse protagonismo. Estamos estruturando uma força robusta, qualificada e equipada para reforçar a segurança da população”, afirmou o prefeito.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido
plugins premium WordPress