Via Towers, o maior legado da Albuquerque Engenharia para o Acre 

Por
Thais Farias

Com um olhar profundamente aguçado para projetos de incorporação imobiliária, o engenheiro civil e empresário João Albuquerque tem usado Rio Branco como uma tela de arte, onde a Albuquerque Engenharia é responsável por construir empreendimentos imobiliários (prédios residenciais e comerciais) com uma assinatura única.


Via Towers fica localiza na Via Verde, Distrito Industrial (Foto: Atilas Moura)

Ao lado do filho e sócio-diretor João Eduardo Albuquerque, tem consolidado um trabalho de quase 40 anos pautado na construção civil de qualidade e credibilidade, transformado a capital acreana num portfólio público com centenas de obras icônicas e relevantes para o estado. O Via Towers Corporate Buildings, mais recente empreendimento comercial sofisticado e de grande porte da empresa, foi oficialmente entregue nessa semana e já é considerada a maior obra já realizada no Acre.


São 38 mil metros quadrados de área construída. “Para ter uma ideia da dimensão, isso equivale a mais de três vezes a área do Hospital Geral de Brasiléia, que é um dos maiores hospitais do estado. 160 km de cabos elétricos foram passados. 8 mil  metros cúbicos de concreto. Mais de 50 toneladas de alumínio e 5 mil metros quadrados de vidro foram usados nas fachadas”, explica João Eduardo Albuquerque.


João Eduardo Albuquerque é sócio-diretor da empresa (FOTO: Atilas Moura)

Para a Albuquerque Engenharia, o Via Towers é hoje o maior polo de negócios em Rio Branco, detentor de uma pluralidade invejável de setores, divididos em salas comerciais especialmente modernas. “Após o sucesso do lançamento do Centro Empresarial, no centro da cidade, há alguns anos, [João Albuquerque] observou que havia espaço para um empreendimento comercial sofisticado e de grande porte em Rio Branco”, relata João Eduardo Albuquerque.


Com duas torres espelhadas, o projeto de arquitetura do Via Towers chama atenção na Via Verde, mesmo de longe. O trabalho foi elaborado pelo arquiteto Roney Neves, um dos maiores profissionais da cidade. “Roney tem uma larga experiência em prédios e conseguiu superar as expectativas com o design inovador da fachada e da especificação de materiais de alta qualidade para o Via Towers”, detalha João Eduardo.


Fachada possui vidros laminados “low-e”, de baixa emissão térmica (FOTO: Atilas Moura)

De acordo com o sócio-diretor, o Via Towers entregou salas a profissionais de diversos segmentos: médicos, psicólogos, engenheiros, dentistas, advogados, arquitetos, contadores, restaurante, além de clínicas, laboratórios e sede de grandes empresas. “Lá vai funcionar também o Polo de Tecnologia do Estado”, acrescenta.


Pai e filho acreditam que o Via Towers representa a coragem do empresário acreano e a resiliência do time da Albuquerque Engenharia “que não tem medo de inovar e ousar em trazer o que há de mais moderno em termos de tecnologia construtiva, arquitetura e conforto para aqueles que o frequentarem. A cidade de Rio Branco e o estado do Acre ganham um símbolo e uma referência, que faz frente com os melhores prédios corporativos de alto padrão do país”, garante o sócio-diretor da empresa.


São 292 salas e lojas comerciais presentes no Via Towers e até a entrega oficial, haviam pouquíssimas unidades disponíveis. “Houve uma procura muito grande nos últimos meses e quase zeramos o estoque”. No ápice das instalações prediais, a Albuquerque Engenharia esteve com cerca de 200 funcionários diretos e indiretos trabalhando na construção do empreendimento.


Evento de entrega reuniu amigos e familiares da Albuquerque Engenharia (FOTO: Atilas Moura)

João Eduardo esclarece: “sem dúvida, é o maior legado da Albuquerque Engenharia para o estado do Acre. Fomos pioneiros em condomínios residenciais verticais no estado, com belos condomínios como o Van Gogh, Renoir, Riviera dei Fiori, Monet, entre outros. Temos uma longa história de obras de grande porte como o Hospital de Brasiléia, Tribunal de Justiça do Acre, Rodoviária Internacional de Rio Branco, sede da Justiça Federal, Hospital do Juruá, além de cerca 900 casas na Cidade do Povo. Hoje estamos executando o Viaduto da AABB e a obra da Nova Maternidade”.


O Via Towers conta com tecnologias únicas que elevam o padrão do empreendimento. Toda a fachada possui vidros laminados “low-e”, de baixa emissão térmica, que permite maior entrada de luz natural no ambiente e reflete de forma superior o calor para fora das salas. “Isso permitirá um ganho energético em todo o empreendimento”.


Além das fachadas, os elevadores são os mais rápidos do estado, com 2 metros por segundo de velocidade. “No quesito segurança, há diversos itens de combate a incêndio, que além das mangueiras de incêndio convencional, possui sistema sprinklers e fire-stop entre as lajes de cada pavimento. Esse sistema evita que em caso de um incidente com fogo, este será retardado em passar de uma laje para a outra”, assegura a Albuquerque Engenharia.


Via Towers possui elevador mais rápido do Acre e mais de 330 vagas de estacionamento (FOTO: Atilas Moura)

Além disso, o Via Towers veio para resolver um grande problema de áreas comerciais em Rio Branco, que é a falta de estacionamento: são mais de 330 vagas para seus visitantes.


João Eduardo Albuquerque garante que o Via Towers representa o futuro, a vanguarda e a consolidação da liderança da Albuquerque Engenharia no setor de construção civil no estado do Acre. “Agradeço por termos a melhor equipe de engenharia do Acre. Deixo a mensagem de gratidão por acreditarem neste empreendimento magnífico junto conosco e confiarem na capacidade da Albuquerque Engenharia de entregar projetos complexos de alto padrão construtivo”.


Sobre a Albuquerque Engenharia

João Albuquerque fundou a Albuquerque Engenharia há 36 anos (FOTO: Atilas Moura)

Criada no ano de 1989 pelo engenheiro João Albuquerque, em Rio Branco (AC), a Albuquerque Engenharia nasceu para atuar no ramo da construção civil. Já construiu  mais de 3 mil moradias para a população acreana, além de obras públicas e privadas, sempre focada na sua missão de construir obras com qualidade e pontualidade, garantindo assim, a satisfação de seus clientes.


A empresa conseguiu habilitar-se no nível “A” do Programa Brasileiro para Qualidade e Produtividade na Habitação (PBPQ-H), do governo federal brasileiro, além do Certificado de Conformidade ISO 9001:2008, tornando-se líder no mercado da construção civil do Acre. Em 2009 foi fundado o Grupo Albuquerque.


Compartilhe
Por
Thais Farias