Com 90% dos serviços executados, a construção da Ponte da Sibéria, em Xapuri, entrou na reta final. De acordo com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), restam apenas 12 metros para a conclusão do vão central da estrutura, uma das etapas mais importantes da obra.
A ponte, que terá 363 metros de extensão ao ser finalizada, está sendo construída com a técnica de balanço sucessivo — método que permite o avanço das estruturas a partir dos apoios centrais em direção às extremidades. A obra integra a chamada Operação Verão 2025, que intensifica frentes de infraestrutura em vários municípios.
Atualmente, os trabalhos se concentram na concretagem das últimas aduelas do vão central, além da construção do trecho de laje-viga entre os apoios. Equipes também atuam na preparação das próximas etapas, como o fechamento lateral e central, o lançamento das lajes de passeio e a instalação de dispositivos de segurança.
“A concretagem segue em ritmo acelerado, com as equipes atuando também nas extremidades”, afirmou a presidente do Deracre, Sula Ximenes.
Em visita ao canteiro de obras na última sexta-feira (4), o governador Gladson Cameli destacou o impacto da nova ponte para os moradores de Xapuri. “Essa ponte é um sonho para centenas de xapurienses, e finalmente vai sair do papel. É como eu tenho dito, este é o ano do executar, e em breve, com o esforço de toda uma equipe de governo, vamos entregar mais uma grande obra que é a Ponte da Sibéria, garantindo o direito de ir e vir, dando dignidade para a população aguerrida de Xapuri”, declarou.
A construção também prevê obras de urbanização no entorno da estrutura, com melhorias nos acessos viários e paisagismo. A previsão é de que a ponte seja entregue ainda neste segundo semestre.
Com informações da Agência de Notícias do Acre.