O ex-presidente Jair Bolsonaro, presidente de honra do PL, tem um capital político expressivo no Acre. Porém, sua liderança é fragmentada em vários partidos do campo da direita.
O PP, o União Brasil, o Republicanos, além de outras siglas menores contém muitos bolsonaristas, mas que podem facilmente acompanhar outro líder desde que seja contra o PT e o ex-presidente Lula. Um Eduardo Leite, um Zema, Ronaldo Caiado, por exemplo.
Porém, com o crescimento do PL nas urnas nas eleições (prefeito Tião Bocalom) e a filiação do senador Márcio Bittar, bem como de outras lideranças locais, o partido de Bolsonaro pretende ser protagonista e ocupar o seu espaço em 2026.
A ideia é que o eleitor bolsonarista veja no PL o condutor das ideias do ex-presidente e não os outros partidos. Se realmente o eleitor bolsonarista for fiel ao seu líder, o PL pode se tornar em breve uma das maiores forças eleitorais do Acre. As urnas vão dizer!
“Mas sempre foi assim e sempre será/ O novo vem e o velho tem que parar”. (Música Triste Berrante)
. Um fato que pode distanciar o senador Alan Rick (União Brasil), pré-candidato a governador, do senador Márcio Bittar (em vias de migrar para o PL) é a candidatura de Mara Rocha ao Senado, que deve se filiar ao Republicanos no próximo dia dez (quinta-feira, em Brasília).
. A disputa para o Senado tem como atores o governador Gladson Cameli (PP), o próprio Bittar, o senador Sérgio Petecão, Jorge Viana (PT) e Mara Rocha.
. Acontece que são duas vagas em disputa e muitos eleitores costumam atravessar o processo votando aleatoriamente sem fidelidade ideológica.
. Acredite se quiser:
. Tem eleitor que vota em total descompasso com a questão ideológica, porém há uma parte fiel à direita e à esquerda.
. Parafraseando o poeta “a política” vem em ondas como o mar e nada do que foi será de novo do jeito que já um dia, tudo passa, tudo passará.
. Ganhou força novamente a candidatura ao governo do vereador André Kamai (PT) no campo da esquerda.
. Hoje, o Cesário Braga desce na balsa (ou já desceu?!)
. Brincadeirinha…!
. O Cesário é um bom camarada; já pensou ele na Aleac, abriria as entranhas como fazia Marina, Taboada e Nilson Mourão.
. O movimento dos servidores ganharia força!
. O sujeito que está com a área embargada porque desmatou (ou comprou a área desmatada) irregularmente deve ir ao IMAC fazer um acordo de compensação ambiental com um prazo de 20 anos (é mole ou quer mais).
. Na área a ser compensada, ele pode plantar café ou qualquer outra cultura permanente diversificando sua produção e melhorando sua base econômica.
. Existem dez maneiras de fazer a coisa certa, mas o sujeito escolhe a única de fazer a errada.
. Quando se fala em altos salários só se espia para o judiciário;
. Se mudar o foco, vai ver um lugar ali que, se revelado ao público, seria um mega escândalo, principalmente com servidores de pires nas mãos atrás de reposição salarial.
. É uma ilha paradisíaca de altos salários e privilégios!
. O Congresso defende os ricos e o governo Lula os pobres! Era só o que faltava para melhorar o debate político que andava monótono.
. Esse negócio de emendas de deputados e vereadores além do que as finanças podem suportar, é uma brecha para os órgãos de controle entrarem nas Assembleias e Câmaras de todo o Brasil.
. É que andam combinando no breu das tocas.
. O ex-presidente Bolsonaro vai fazer o que deveria ter feito e não o fez: cuidar da saúde.
. Bom dia!