Entre os dias 8 e 10 de julho, a aldeia Yawatxivan, situada na Terra Indígena do Rio Gregório, em Tarauacá, será o cenário do seminário COParente, encontro que reúne lideranças indígenas do Acre e do Amazonas em preparação para a 30ª Conferência das Partes sobre o Clima (COP30), marcada para novembro, em Belém (PA).
A iniciativa conta com o apoio do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), do governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (SEPI), e da Comissão Pró-Índio do Acre (CPI/AC). A ministra Sônia Guajajara, titular do MPI, está confirmada para participar do evento no último dia do seminário, 10 de julho.
O COParente tem como proposta principal a construção de uma pauta unificada das organizações e povos indígenas sobre questões fundamentais a serem tratadas na COP30, como mudanças climáticas, biodiversidade, salvaguardas socioambientais, créditos de carbono e repartição de benefícios. Além disso, o encontro visa preparar as lideranças indígenas para uma participação mais estratégica e articulada nas discussões globais.
O COParente também conta com apoio institucional de organizações como a Wild Foundation, WINS, Wildlife Works, Fundo Socioambiental Casa, Funai e a Associação Sociocultural Yawanawá (ASCY).