Categorias: Blog do Crica

MDB nega aliança para 2026

Por
Luis Carlos Moreira Jorge

“O MDB não fechou apoio oficial a nenhum dos candidatos ao governo”. A afirmação foi feita ontem (5) ao BLOG pelo presidente do MDB Vagner Sales,  que deverá ser reeleito para um novo mandato, em eleição que deve ser marcada para ainda este mês. “Já tivemos conversas com o senador Alan Rick, se formos procurados pela vice-governadora Mailza Assis, também, vamos conversar; mas quem vai decidir com quem o partido vai caminhar em 2026 será o Conselho Político do partido”, deixou claro ao cargo. Vagner não tem mais impedimento jurídico, o que abre o caminho para se manter no cargo.


KAMAI É O NOME


O PT se reúne neste domingo para eleger a nova direção regional, que era presidida pelo ex-deputado Daniel Zen. O vereador André Kamai (PT) será o nome de consenso na eleição.


FORA DO JOGO


Para não quebrar a unidade do PT, o militante Cesário Braga retirou a sua candidatura a presidente para disputar um mandato de deputado estadual.


CARNE E UNHA


O senador Alan Rick (UB), candidato a governador, parece que já escolheu a sua candidata ao Senado para uma das duas vagas em disputa em 2026: nos atos políticos tem sido acompanhado pela ex-deputada federal Mara Rocha (sem partido).


MENOS ISSO


Tenho por princípio não publicar nada que não possa provar. Agradeço ao leitor que mandou uma postagem com uma série de acusações contra a gestão do prefeito Tião Bocalom. Conheço o Boca há muito tempo, tem muitos defeitos, é radical, mas é um político de mãos limpas. Não conheço um deslize seu na sua administração, e olhe que me considero bem informado e com boas fontes na política.


SEM FISSURAS


As informações que tenho de uma boa fonte é que a quase unanimidade do PP está fechada com a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo; o que lhe deixa tranquila, quanto ao apoio partidário ao seu nome.


FEDERAÇÃO AMPLIADA


A chamada grande mídia nacional tem noticiado que existe uma costura para tentar formar uma Federação composta pelo PT- PSB-PSOL-PV-PCdoB-Rede. Caso se concretize, a nova composição da Federação, o cenário favorece a formação no estado de chapas para deputado estadual e deputado federal.


ELAS ESTÃO DE OLHO


Fernanda Hassem (PP), Leila Galvão (MDB), Socorro Neri (PP), Antônia Lúcia (Republicanos), Márcia Bittar (Podemos) e Vanda Milani (PSDB), são as mulheres candidatas que estão de olho numa vaga na Câmara Federal.


SERÁ ESMIUÇADA


A aplicação das chamadas emendas parlamentares dos deputados estaduais – cada um tem 4 milhões de emendas – será esmiuçada pelo pelos órgãos de controle. A fonte é confiável.


CALO POLÍTICO


O governador Gladson Cameli tem um calo político do qual precisa se livrar antes de deixar o governo, em abril do próximo ano: as pautas salariais de várias categorias funcionais.


TRABALHA PARA O DESFECHO


Que o senador Alan Rick (UB) não vai conseguir emplacar ser o candidato ao governo do da futura Federação PP-União Brasil, parece ponto decidido. O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) já trabalha no sentido que o desfecho seja o Alan se filiando ao seu partido. É bem possível.


MIRA A ALEAC


O ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) mira ser candidato a deputado estadual no próximo ano. Só será candidato a deputado federal caso o MDB consiga formar uma chapa competitiva. Não quer arriscar perder mais uma eleição para ser agradável.


FIM DE CARREIRA


Entre os cabeças brancas do MDB há o entendimento que a médica Jéssica Sales (MDB) não deve ser candidata a vice em nenhuma chapa. Ser vice, avaliam, seria um breque numa carreira que pode ser brilhante, porque ela tem densidade para disputar um mandato federal.


PONTE PARA REELEIÇÃO


Quem mais torce para que o campo da esquerda se una no estado em uma Federação para as eleições do próximo ano, é o deputado Edvaldo Magalhães (PCdoB). Ser candidato só pelo PCdoB, dificultaria e muito sua reeleição. Precisa de escadas fora do seu partido.


JOGO DO TUDO OU NADA


Quem vai entrar no jogo do tudo ou nada na eleição para o Senado serão os senadores Márcio Bittar (UB) e Sérgio Petecão (PSD). Explica-se: serão os seus mandatos que estarão em disputa. O senador Alan Rick (UB) ainda terá mais quatro anos a cumprir.


ACABOU A BRAVATA


Não se falou mais na Reserva Chico Mendes, os políticos bravateiros sumiram todos. É o que sempre coloquei no BLOG: modificar as normas de ocupação da área não se resolve com discursos raivosos, mas só mudando a legislação ambiental.


VELHA FÓRMULA


O presidente Lula está usando nas redes sociais a velha fórmula que usou nas duas campanhas anteriores, de que as candidaturas adversárias representam os ricos e a sua candidatura os pobres. E que os deputados federais e senadores de direita têm raiva de pobres. Se isso vai colar no eleitorado, saberemos no próximo ano


DOMINGO COM DEUS


Um bom domingo na paz de Deus.


FRASE MARCANTE


“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”. Paulo Freire.


Compartilhe
Por
Luis Carlos Moreira Jorge